Ordem dos Médicos do Centro alerta para falhas graves na Saúde Ocupacional

Ordem dos Médicos do Centro alerta para falhas graves na Saúde Ocupacional

 

A maioria dos hospitais da região Centro está sem resposta consistente na proteção da saúde dos seus funcionários, razão pela qual a Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) veio hoje denunciar a falta de médicos especialistas em Medicina no Trabalho nos hospitais da região Centro e a total despreocupação do Ministério da Saúde com esta área, algo que se tornou deveras evidente tendo em conta a situação do sarampo.

Atendendo à gravidade desta situação e face ao crescente número de casos de sarampo, o presidente da SRCOM, Carlos Cortes, vem chamar a atenção para esta "inadmissível falha do Ministério da Saúde para com os seus profissionais". Acrescenta: "Esta postura mostra bem como o Ministério da Saúde desvaloriza a saúde e o bem-estar dos seus colaboradores".

 

"A Ordem dos Médicos não pode ficar indiferente a esta falha grave, já que o Ministério da saúde não cumpre a legislação. No atual contexto, a SRCOM repudia ainda o recurso a empresas de subcontratação para suprir estas lacunas graves, uma vez que, na Região Centro, não existem especialistas em Medicina no Trabalho nos serviços internos do Centro Hospitalar de Leiria, no Centro Hospitalar Tondela-Viseu, na Unidade Local de Saúde de Castelo Branco e Centro Hospitalar Cova da Beira.

 

"Foram reportados à Ordem dos Médicos casos em que se pretendem contratar serviços de médicos do Trabalho, através de empresas de prestação de serviços, prejudicando a ligação entre a Saúde ocupacional e os seus funcionários. Mais: esta subcontratação seria, aliás, efetuada por um preço mais elevado do que se paga a um assistente graduado sénior em fim de carreira hospitalar. É escandaloso e atentatório da realidade a que assistimos nos hospitais da região Centro!", critica o presidente da SRCOM.

Perante esta tomada de posição pública, vários órgãos de comunicação social estão a divulgar este alerta da SRCOM. 

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos