Ordem dos Médicos no Centro de Saúde de Oleiros

Ordem dos Médicos no Centro de Saúde de Oleiros

 

Conhecer as respostas dos cuidados de saúde primários do Serviço Nacional de Saúde, avaliar as necessidades, debater com os colegas os impactos da interioridade – eis alguns dos objetivos da visita da Ordem dos Médicos ao Centro de Saúde de Oleiros, no distrito de Castelo Branco. Carlos Cortes e Inês Rosendo, respetivamente presidente e vogal do Conselho Regional do Centro da Ordem dos Médicos, com Ernesto Rocha, presidente do Conselho Sub-Regional de Castelo Branco da Ordem dos Médicos, reuniram com os colegas que trabalham naquele centro de saúde (Unidade Local de Saúde de Castelo Branco).

É notória a apreensão face à falta de recursos humanos (médicos, enfermeiros e auxiliares de ação médica) após a caracterização levada a cabo na reunião que antecedeu a visita às instalações. A coordenadora, Maria Júlia Relvão, explicitou as circunstâncias desta unidade de saúde que integra o AceS do Pinhal Interior Sul. Esta unidade possui três extensões de saúde (Estreito, Orvalho e Isna), bem como Serviço de Atendimento Complementar
Do Conselho de Administração da ULS de Castelo Branco esteve presente Rui Filipe, que acompanhou toda a visita.

A população refere-se à unidade de saúde como "o hospital" uma vez que o Centro de Saúde, inaugurado em 2011, está construído onde era outrora o Hospital Barata Relvas (placa primitiva que aliás se mantém junto à entrada da recente unidade de cuidados de saúde).
Apesar da falta de recursos humanos, não há utentes sem médico de família, uma vez que este centro de saúde consegue preencher todas as escalas médicas com o recurso a empresas privadas.

Oleiros é uma vila com incomensurável riqueza paisagística. Situa-se no território Geopark Naturtejo da Meseta Meridional, possui geomonumentos classificados pela UNESCO. A adversidade de estar longe dos grandes centros urbanos advém pela dificuldade de fixar recursos humanos. A Saúde não é exceção. Os atuais dirigentes da Ordem dos Médicos estão apostados em ajudar a reverter esta realidade.

 

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos