Tomada de posse em Castelo Branco: Carlos Cortes apelou à participação dos colegas na vida da Ordem dos Médicos

Tomada de posse em Castelo Branco: Carlos Cortes apelou à participação dos colegas na vida da Ordem dos Médicos

União dos médicos em defesa do setor da Saúde, dos doentes e um pedido de participação ativa na vida da Ordem dos Médicos. É este o denominador comum do discurso do presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, ao intervir na cerimónia de tomada de posse da equipa liderada por Ernesto Rocha (presidente do Conselho Sub Regional de Castelo Branco). "Devem assumir todas as responsabilidades no exercício da Medicina na defesa de uma saúde de qualidade em Portugal, na defesa dos vossos doentes. Não se esqueçam de ser exigentes com a formação, não se esqueçam de ser exigentes com os dirigentes do setor da Saúde, com os dirigentes da Ordem mas também não se esqueçam de ser participativos nesta casa que é a vossa casa", assinalou Carlos Cortes, desejando a todos o maior sucesso para este triénio.

Nesta cerimónia conduzida pelo presidente da Mesa da Assembleia Sub regional, Francisco Coito Elias, foi lançado o desafio para que o Bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, se desloque mais vezes ao distrito, tendo de imediato a resposta sido afirmativa. "Conto vir mais vezes a esta região", assumiu, agradecendo o apoio dado à sua candidatura e felicitando todos os eleitos.

Antes de deixar uma mensagem clara da importância da Ordem dos Médicos e de elencar as prioridades e desafios do seu mandato, o Bastonário da Ordem dos Médicos destacou o facto de Carlos Cortes ter executado um "excelente trabalho" à frente dos destinos do Conselho Regional do Centro da Ordem dos Médicos (triénio 2014 – 2017) e de ter um "papel de destaque a nível nacional". 

"As ordens profissionais têm um papel relevante na sociedade e a Ordem dos Médicos, caso acabasse, nós deixávamos de pagar quotas para passar a pagar taxas. Mas a questão mais relevante e fundamental, já abordada pelo Dr. Carlos Cortes, é a importância da formação médica. Nós temos formação de excelência, temos bons médicos, temos bons enfermeiros. São os médicos que definem as idoneidades e as capacidades formativas dos serviços e que exigem qualidade aos seus pares. Se amanhã esta função ficasse a depender do Ministério da Saúde, seguramente que a entregava a uma instituição tipo ACSS, significava que o respeito pela qualidade da formação médica agravava".

Miguel Guimarães expressou a sua preocupação pelo facto das escolas médicas já terem ultrapassado a sua capacidade formativa e reportou ainda as preocupações dos estudantes de medicina que, "mau grado a formação que têm", não se sentem capacitados para exercer medicina. "Temo de fazer um esforço e dizer ao Ministério da Saúde para que dê a Castelo Branco o capital humano necessário para que se possa fazer formação".

Para o Bastonário da Ordem dos Médicos, há desafios prementes a enfrentar: a colocação de jovens médicos no Serviço Nacional de Saúde e a necessidasde de dar as condições às zonas mais periféricas para que exista equidade no Serviço Nacional de Saúde. Por fim, Miguel Guimarães, citando a exposição patente na Sala Miguel Torga da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, em Coimbra, aludiu ao papel pioneiro da cirurgiã Carolina Beatriz Ângelo, natural da Guarda, porque "foi a primeira mulher que conseguiu votar". Justificou a alusão: "Isto vem na sequeência do que disse o Dr. Carlos Cortes. Nós, juntos, conseguimos fazer muita coisa. É essencial que participem na mudança". Esta cerimónia incluiu também a receção aos médicos internos, momento que decorreu numa unidade hoteleira da cidade albicastrense.

 

Eis a composição do CONSELHO SUB-REGIONAL Castelo Branco

PRESIDENTE

Dr. Ernesto Fernandes Rocha

VICE -PRESIDENTE

Drª. Susete Antunes Simões

SECRETÁRIO

Dr. Filipe Reis Antunes

VOGAL

Dr. Rui Tiago Fonseca Rainho

VOGAL

Drª. Maria Eugénia dos Santos Calvário

 

MESA DA ASSEMBLEIA SUB-REGIONAL 

PRESIDENTE

Dr. Francisco Manuel Dias do Coito Elias

VICE-PRESIDENTE

Dr. Luís Manuel Gomes Fernandes

SECRETÁRIO

Drª. Alexandra Fonseca Amaral

 

 

 

 

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos