Apresentação do livro “Intervenções não Cirúrgicas”, de Teresa Sousa Fernandes

Apresentação do livro “Intervenções não Cirúrgicas”, de Teresa Sousa Fernandes

A apresentação do livro "Intervenções não Cirúrgicas", da autoria da médica obstetra Teresa Sousa Fernandes, decorreu, esta quinta-feira, dia 24 de novembro, na Sala Miguel Torga. A sessão, presidida por Américo Figueiredo, vice-presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, contou com duas surpresas: o Pai Natal e a performance protagonizada pelos dois médicos do grupo Circleuphoria.
Quando o Prof. Doutor Américo Figueiredo estava prestes a iniciar a sessão, irrompem na sala uma marioneta e dois atores (os médicos José Couceiro e Ana Bela Couceiro).

Voz de José Couceiro: "Este meu amigo, caros colegas, Pedro Paços, com c de cedilha, quando aceitou o convite mas depois leu os livros da Teresa ficou incomodado. Livros sobre obstetrícia? Mulheres, sexo, que coisa horrível! Vaginas? Desculpem se me excedi. Interrupção Voluntária da Gravidez, anti concecionais, este meu amigo acho que tinha de declinar o convite…"

Voz de Ana Bela Couceiro: "Tens medo? Tens medo dos senhores aqui da mesa? Eles são escritores, escrevem livros, fazem poesia, têm medo sobretudo da Teresa. E têm medo que lhe façam um poema tal como o outro…"

Voz de José Couceiro (escutando ao ouvido da marioneta): "Sim? A história do Morgado? Há aqui gente que se lembra…" (e leu o poema de Natália Correia, de 1982, criado na Assembleia da República), estando agora a marioneta com 'óculos para ler'.

Depois desta performance, o vice-presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Américo Figueiredo, iniciou, então, formalmente, a sessão, dando conta do percurso literário e humanista de Teresa Sousa Fernandes, tendo inclusivamente lido um texto autobiográfico da escritora. "Continuarei a lutar por causas justas em que acredito", uma das frases desse testemunho autobiográfico.
Este livro é uma obra solidária da médica Teresa Sousa Fernandes, desta vez a favor da Liga dos Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra, cuja presidente, Isabel de Carvalho Garcia, enalteceu o percurso humanista da autora.

Por seu turno, Isabel de Carvalho Garcia, presidente da Liga dos Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra (para cuja instituição reverte o valor da venda desta obra), agradeceu às voluntárias da Liga dos Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra. "É para fazer mais e melhor que tentamos fazer de forma articulada, com a ajuda dos nosso sócios, voluntários e amigos e também com os profissionais de saúde, aquilo que é mais importante: Humanizar o hospital. A Dra.Teresa Sousa Fernandes está connosco desde a fundação (1980), tem sido uma companheira atenta, é uma pessoa que nos ouve, que tenta colaborar o mais possível. Partiu dela uma campanha – um euro a favor da Liga. Nós vivemos das quotas e dos donativos pontuais. Ela é uma mulher sensível e solidária" destacou.
A obra contou com a apresentação do médico psiquiatra e escritor Pio Abreu que lendo algumas passagens do livro e referindo-se às estórias ali contidas aguçou o apetite para a leitura de "Intervenções Não Cirúrgicas".

 

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos