Américo Figueiredo tomou posse como Professor Catedrático de Medicina

Américo Figueiredo tomou posse como Professor Catedrático de Medicina

Professor de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Américo Figueiredo, tomou posse como Professor Catedrático numa cerimónia presidida pelo Magnífico Reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva. O mais recente catedrático da Universidade de Coimbra, também vice-presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, é o atual diretor de Serviço de Dermatologia e Venereologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.
Depois da assinatura do Compromisso de Honra e do contrato, assumiu: "É para mim uma grande honra e sentido de privilégio tomar hoje posse no lugar de Professor Catedrático da Universidade de Coimbra. Sinto intensamente este momento". Ao acentuar o facto de tal momento na sua carreira académica se revestir de enorme responsabilidade, Américo Figueiredo, que é também subdiretor da Faculdade de Medicina para a área da licenciatura em Medicina, notou o prestígio nacional e internacional desta universidade. Ao rever-se na "honra do passado", Américo Figueiredo destacou os seus antecessores na cadeira e serviço de Dermatologia [que completará 100 anos em 2017], entre os quais se destacam nomes como Alberto da Rocha Brito, Augusto Vaz Serra, Mário Trincão, José Espírito Santo e Poiares Baptista. Este último, realçou, "deixou marca e escola nesta universidade". Sobre o serviço, Américo Figueiredo destacou: "atualmente somos quatro doutorados e três estudantes de doutoramento", dentro em breve, ou seja, "dentro de três anos, mais de metade dos médicos dermatologistas do corpo clínico do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra serão doutorados, que é uma forma subtil e objetiva de tornar este centro hospitalar um espaço universitário". Aliar a área científica, pedagógica e assistencial tem sido, aliás, um marco na carreira de Américo Figueiredo que assinalou ainda o privilégio de integrar a lista da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, liderada pelo patologista clínico Carlos Cortes, do qual é vice-presidente.
Nesta cerimónia que se realizou na Sala do Senado, situada no vetusto edifício da Reitoria, João Gabriel Silva, perante inúmeros académicos e médicos, saudou e reconheceu "o percurso e carreira do Professor Américo Figueiredo", realçando a capacidade desta escola em "produzir grandes mestres". No entender do Reitor da Universidade de Coimbra (UC), o futuro faz-se com a necessidade de diferenciação pela qualidade, pela internacionalização da UC – argumentos que, acentuou, poderão contrariar a provável redução de trinta por cento da população estudantil em Portugal nos próximos anos.

 

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos