Tripla comemoração do Hospital Pediátrico de Coimbra: Uma casa de saber e de conhecimento, destacou Carlos Cortes

Tripla comemoração do Hospital Pediátrico de Coimbra: Uma casa de saber e de conhecimento, destacou Carlos Cortes

 

O Hospital Pediátrico de Coimbra será um dos primeiros polos universitários a implementar o novo modelo de formação de médicos pediatras, disse Helena Carreiro, do Colégio de Pediatria da Ordem dos Médicos. O anúncio foi referido na cerimónia que marcou o arranque da tripla comemoração no Hospital Pediátrico de Coimbra: 100 anos do ensino autónomo da pediatria, 40 anos de hospital e cinco anos de transferência para as novas instalações. Mas esta não foi a única novidade. Também o presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Martins Nunes, deu conta de que depois da urgência de pedopsiquiatria, que entrou em funcionamento no dia 15 de janeiro, será a vez de colocar em funcionamento o internamento de Pedopsiquiatria aprazado para abril. Neste caso, trata-se de um projeto financiado pela Fundação EDP, acrescentou Martins Nunes.
Nesta sessão solene, onde se visionou um filme sobre o hospital, o diretor do Departamento Pediátrico, Jorge Saraiva, destacou o aumento significativo do número de consultas, urgências e cirurgias em relação ao velho hospital. Foi a 29 de janeiro de 2011 que entrou em funcionamento o atual Hospital Pediátrico.
Ao intervir também nesta cerimónia, Carlos Cortes, presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, recordou: "Fui aluno deste hospital e, depois, conheci-o já como médico do Internato Geral. Senti sempre um traço de humanidade que não esquecerei. Nós, hoje, comemoramos cinco anos deste novo edifício e a Ordem dos Médicos associa-se a este aniversário". Carlos Cortes reconheceu, aliás, que "o verdadeiro edifício, não é o de cimento e ferro, é o edifício humano. Para mim é a mesma casa, não por mudar de instalações. Reconheço que o Hospital Pediátrico de Coimbra é uma casa onde se aprende, onde se transmite conhecimento aos mais novos". Na sua intervenção, Carlos Cortes homenageou o Professor Carmona da Mota. "Esta casa tem o seu nome e a sua marca", asseverou.
Nesta sessão estiveram presentes representantes dos vários organismos ligados à saúde infantil: a Ordem dos Médicos, a Ordem dos Enfermeiros, Sociedade Portuguesa de Pediatria, Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos