Inauguração da exposição “Na Natureza das Coisas – In the Nature of Things”

Inauguração da exposição “Na Natureza das Coisas – In the Nature of Things”

"Virgílio Ferreira dizia que a cultura é um diálogo com o nosso próprio tempo e a Sarah Minnis é disso exemplo". Foi desta forma que Inês Mesquita, vogal do Conselho Regional do Centro da Ordem dos Médicos, iniciou a sua intervenção na inauguração da exposição da artista plástica Sarah Minnis. Ao destacar "a qualidade e honestidade" desta mostra de pintura e azulejo, Inês Mesquita acentuou ainda outra vertente da artista Sarah Minnis: "Ela faz com que, nesta casa de médicos, os médicos se abram para a sociedade civil. Mais: a Sarah Minnis é responsável por muita da cultura inglesa dos médicos da região Centro", numa alusão à carreira de docente de língua inglesa que vive em Coimbra desde meados dos anos 80 do século passado.
De regresso às palavras de Virgílio Ferreira, Inês Mesquita declarou nesta ocasião: "É, pois, este o diálogo com a cultura, com o seu próprio tempo e a Medicina". Na sua intervenção, a médica acrescentou ainda que este momento "é uma honra imensa porque, além do mais, mostra o realismo e a proximidade que a cultura tem com a Medicina". Palavras e acolhimento que Sarah Minnis agradeceu de forma sentida e feliz.
No momento seguinte desta sessão inaugural, foi a vez do Professor Doutor João Relvas apresentar a obra e a sua autora, de forma sucinta. "A Sarah é minha amiga há 25 anos e começou por ser minha professora de inglês", recordou o médico psiquiatra. "Falamos muitas vezes da cultura, da arte, da ciência, dos aspetos", realçando o facto da artista ter cursado antropologia. "Quanto à artista, desde muito nova tentou várias formas de arte, designadamente na Turquia, onde viveu antes de Portugal. Quando veio para Coimbra, entrou em contacto com o artista Vasco Berardo [com quem se familiarizou com a técnica de pintura em azulejo] e participou já em inúmeras exposições quer individuais e coletivas". Explicou em jeito de conclusão: "Aqui temos três tipos de quadros: a paisagem (tem também pintura da paisagem raiana que tanto adora), animais, e também o gelo e fungos".
Estão, pois, reunidos os argumentos para apreciar até dia 5 de fevereiro, a exposição de Sarah Minnis. No Clube Médico de Coimbra, 30 obras (pintura aguaóleo sobre tela e azulejos) dão corpo a "Na Natureza das Coisas / In The Nature of Things".

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos