“Deus Natureza”: apresentação do livro de Jaime Ramos

“Deus Natureza”: apresentação do livro de Jaime Ramos

"As nossas causas, a nossa mensagem de Humanismo e de entrega aos outros, também se transmitem através da arte e da literatura", disse o presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, ao elogiar Jaime Ramos o autor do livro "Deus Natureza". Na apresentação da obra, que decorreu na Sala Miguel Torga, Carlos Cortes elogiou o médico Jaime Ramos "por se dedicar à causa pública, nas suas várias vertentes", expressando, aliás, a "admiração" por ter fundado "uma notável obra social".
Segundo o neurocirurgião Fernando Gomes, que também participou na apresentação desta obra na Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, que confessou já ter lido o livro duas vezes, " a obra é tudo o que o Jaime fez ao longo da sua vida: as tarefas que desempenhou, mas, sobretudo a ‘menina dos olhos de ouro' a Fundação ADFP", acentuou o neurocirurgião. Nesta apresentação, Américo Figueiredo, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, aborda os "quatro ensaios" do livro do seu amigo e colega de curso. Contos para netos maiores, porque "o autor cede a narrativa aos netos", é uma obra onde se plasmam os conceitos de felicidade, amizade, política como praxis, entre outros. "Esses netos existem", detaca o professor de Dermatologia, e "são o exigente grupo a quem é dirigido este livro" classificando-o como "ensaio autobiográfico".
O autor, Jaime Ramos, médico, assume a sua visão multicultural e universalista. "É um livro que desafio a lerem, a refletirem e a discordarem", disse. Barbosa de Melo e António Arnaut são os autores do prefácio e posfácio, respetivamente.

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos