Coimbra: Presidente da República preside à cerimónia de entrega dos Prémios Bial

Coimbra: Presidente da República preside à cerimónia de entrega dos Prémios Bial

O Presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, presidiu à cerimónia de entrega dos Prémios Bial 2014, que decorreu, dia 8 de abril, no auditório da Faculdade de Medicina do Pólo das Ciências da Saúde da Universidade de Coimbra. Carlos Cortes, presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, foi um dos convidados nesta cerimónia.

O Chefe de Estado entregou o Grande Prémio Bial Medicina, no valor de 200 mil euros, à equipa de investigadores liderada por Miguel Seabra, cujo estudo (desenvolvido ao longo de 20 anos) recai sobre coroideremia, uma doença genética rara que afeta a visão noturna e pode provocar a cegueira. O Prémio Bial de Medicina Clínica, no valor de 100 mil euros, foi entregue à equipa coordenada por Jorge Polónia, cujo trabalho de investigação recai sobre "A problemática do sal em Portugal na última década: Avaliação do consumo de sal, das fontes alimentares, da relação com doença cardiovascular, das políticas de saúde e dos benefícios obtidos em 10 anos". Foram, também, entregues duas menções honrosas para investigadores ibéricos.

O Prémio Bial, atribuído bianualmente desde 1984, é um dos mais importantes galardões internacionais na área da Saúde e distingue a investigação básica e a investigação clínica.

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos