SRCOM visita centro de saúde de Carregal do Sal

SRCOM visita centro de saúde de Carregal do Sal

O presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM), Carlos Cortes, e Catarina Matias, do Gabinete de Apoio ao Doente e secretária adjunta da SRCOM, visitaram o Centro de Saúde de Carregal do Sal, na sequência das visitas que têm efetuado pelas diversas unidades de cuidados de saúde primários da região Centro. Os médicos daquele centro de saúde – quatro clínicos no edifício-sede e um na extensão de saúde de Cabanas de Viriato – deram conta das muitas dificuldades do dia-a-dia, sobretudo, devido à falta de mais um médico de Medicina Geral e Familiar e de técnicos administrativos. Atualmente, e tendo em conta os números mais recentes, há 1153 utentes frequentadores sem médico de família na sede. Na extensão de saúde de Cabanas de Viriato (edifício datado de 1986, com cobertura em amianto) estão inscritos 1589 utentes, 685 dos quais não têm médico de família.
Ana Araújo, diretora do Centro de Saúde de Carregal do Sal, deu conta aos membros do Conselho Regional do Centro da Ordem dos Médicos que em caso de doença ou de férias dos médicos torna-se difícil responder às necessidades da população. Os utentes são cada vez mais idosos e, no verão, a população aumenta exponencialmente quer com os emigrantes quer com os migrantes que vivem maioritariamente na zona de Lisboa. Nestes dois últimos casos, acorrem à consulta de atendimento complementar.
Para além de Ana Araújo, os membros do Conselho Regional escutaram ainda os restantes médicos: Natália Carvalho, José Craveiro, Fernando Laiginhas e Carlos Artur. "Apesar da falta de recursos humanos, este centro de saúde é bastante atrativo pois proporciona excelentes condições de trabalho", disse Carlos Cortes enquanto visitava os diversos gabinetes do edifício-sede.

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos