III Simpósio Ata Médica Portuguesa debate qualidade e estratégias da comunicação científica

III Simpósio Ata Médica Portuguesa debate qualidade e estratégias da comunicação científica

O III Simpósio Ata Médica Portuguesa (AMP) reuniu editores e consultores técnicos, autores, revisores e estudantes de Medicina num vívido debate a propósito dos principais desafios à edição científica bio-médica em Portugal.

O encontro – que teve lugar no passado dia 22 de novembro, no auditório da Ordem dos Médicos (Lisboa) – visava disponibilizar a médicos e outros interessados na publicação científica, ferramentas e estratégias úteis à divulgação dos respetivos trabalhos de investigação.

As diversas intervenções permitiram identificar dificuldades transversais às publicações que se fizeram representar, em particular as decorrentes das necessidades de sustentabilidade financeira, profissionalização dos corpos editoriais, prevenção e gestão de plágio e fraude, e indexação nas bases de dados internacionais.

Foram igualmente abordadas diversas estratégias de gestão do relacionamento com autores e revisores, no contexto global da comunicação entre médicos e, em última análise, entre médicos e pacientes.

Promovido anualmente pela Ata Médica Portuguesa, a revista científica da Ordem dos Médicos, o Simpósio AMP tem-se vindo a definir como o espaço privilegiado de partilha de experiências e conhecimentos entre os diversos intervenientes nos processos de edição científica, a nível nacional e até internacional.

Em 2015, o Programa e Calendarização do IV Simpósio AMP irá sofrer alterações significativas de formato, face aos anos precedentes.

Fique atento ao site: www.actamedicaportuguesa.com

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos