1.ª Reunião Anual de Internos de Oncologia na SRCOM

1.ª Reunião Anual de Internos de Oncologia na SRCOM

A Sala Miguel Torga da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) acolheu, no passado sábado, 8 de novembro, a primeira RAIO – Reunião Anual de Internos de Oncologia. A RAIO pretende ser "um fórum de debate, troca de ideias com a abertura suficiente para falármos em conjunto", disse Helena Gervásio, na sessão de abertura.

O Presidente da SRCOM, Carlos Cortes, participou no início da reunião enaltecendo a ação. "Fico muito agradado quando os internos têm esta iniciativa", disse, acrescentando que "ser médico hoje é diferente de ser médico há uma década. Mudou a conjuntura a social, económica e as dificuldades com que os médicos se deparam são múltiplas e por isso têm de estar preparados".

Fazendo referência às palavras de Helena Gervásio, Carlos Cortes reforçou que uma das missões mais importantes da Ordem dos Médicos (OM) é a qualidade e "temos diferentes formas de a assegurar nomeadamente no que diz respeito à formação". A este respeito lembrou a reunião que teve lugar há cerca de 15 dias, na ACSS, onde as propostas feitas pela OM foram aprovadas, nomeadamente no que diz respeito à manutenção do Ano Comum; à atualização, nos próximos anos, da prova de seriação, entre outras.

"A opinião pública tem de ter noção que quem defende a qualidade da formação na Saúde é a OM e é isso que tem de ser feito para manter uma visão de seriedade da Saúde em Portugal", afirmou o Presidente da SRCOM. 

Ao longo de todo o dia a "discussão" foi sendo feita sobre a formação em Oncologia, a investigação durante o internato médico e o síndrome de Burnout em Oncologia. No final do dia houve ainda oportunidade de ser apresentado o plano de criação do núcleo de internos de Oncologia Médica.

 

 

 

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos