Reunião Geral de Médicos no Distrito Médico de Aveiro

Reunião Geral de Médicos no Distrito Médico de Aveiro

A Sede do Distrito Médico de Aveiro da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos reuniu, no passado dia 2 de Abril, mais de uma centena de médicos, internos e especialistas dos diversos serviços, para a discussão de dois pontos fundamentais : avaliação da prestação de cuidados de saúde no distrito e o impacto da reestruturação do CHBV sobre os cuidados de saúde e sobre os profissionais.

As três horas de reunião destes profissionais de saúde com o Presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Dr. Carlos Cortes, e com o Bastonário da Ordem dos Médicos, Prof. Doutor José Manuel Silva, serviram de catarse para os muitos médicos que, preocupados com a atual situação do CHBV e respetivos cuidados prestados aos doentes, encontraram na Ordem dos Médicos a abertura necessária e adequada no sentido de apoiar e ajudar na resolução dos problemas com que vivem e convivem diariamente nos seus serviços. Falta de recursos humanos e materiais, diminuição dos gastos sem ter em conta a qualidade dos cuidados de saúde prestados, consultas que colapsam por excesso de doentes e falta de condições mínimas para a sua manutenção, falta de comunicação, desagregação completa dos serviços foram alguns dos muitos problemas "colocados em cima da mesa."

A sala manteve-se cheia para lá da meia noite o que deixou "estarrecido" o Presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos. "Não me recordo de ver uma plateia tão desesperada e tão ferida como esta. Sinto que os colegas perderam algo que coloca em causa a prestação dos cuidados de saúde e isso obriga a uma acção da Ordem dos Médicos", afirmou o Dr. Carlos Cortes que realçou, ainda que "não fosse a qualidade destes profissionais, acredito que o hospital já teria colapsado". O Bastonário da Ordem dos Médicos, Prof. Doutor José Manuel Silva assegurou, por seu vez, "que alguma coisa tem de acontecer" para bem da qualidade da saúde no Distrito de Aveiro.

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos