Figueira da Foz acolhe XVI Reunião Científica da Sociedade Portuguesa de Queimaduras

A XVI Reunião Científica da Sociedade Portuguesa de Queimaduras está marcada para o próximo dia 17 de junho de 2023 (sábado) no Hotel Eurostars Oásis Plaza na Figueira da Foz. A Sociedade Portuguesa de Queimaduras (SPQ) é uma sociedade médica dedicada à promoção do desenvolvimento do tratamento dos doentes queimados, englobando todas as Especialidades ligadas a este campo científico e terapêutico. 

De acordo com a organização, este ano, e para além de conferencistas nacionais, estão já confirmados como palestrantes duas personalidades de relevo mundial no tratamento de doentes queimados: Prof. Doutor Naiem Moiemem [Diretor da Unidade de Queimados de Birmingham, Reino Unido, e antigo Presidente da International Society of Burn Injuries (ISBI), da European Burns Association (EBA) e da British Burns Association (BBA)],  e a Dra. Nadia Depetris (Diretora da Unidade de Queimados de Turim, Itália, e Coordenadora do Comité de Guidelines de Tratamento da EBA).

O Programa Científico inclui além da apresentação de palestras sobre o state-of-the-art em relação a diversos aspetos do tratamento das queimaduras, e da apresentação das novas Guidelines da EBA, a apresentação de trabalhos provenientes não só das várias Unidades de Queimados nacionais, mas também de outros serviços hospitalares, abordando, entre outros pontos, a realidade atual do atendimento das queimaduras fora dos hospitais centrais, com a suas dificuldades e com as suas vitórias.

As inscrições podem ser feitas diretamente no site da Associação Amigos dos Queimados (www.aaq.pt) a quem foram delegados os aspetos logísticos-administrativos desta reunião. Haverá prémios para a melhor comunicação livre, no valor de 500€, e para o melhor poster, no valor de 250€.

Tendo em conta a importância e qualidade científica desta reunião, bem como os bons resultados obtidos apresentados pelos Serviços de Cirurgia Plástica e pelas Unidades de Queimados, no âmbito do Sistema Nacional de Saúde, colocando o nosso País ao nível dos mais elevados padrões europeus no tratamento das vítimas de queimaduras, prevê-se a presença de grande número de profissionais médicos.

Partilhamos aqui o cartaz e o programa científico da Reunião:

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos