O Concerto de apresentação da Orquestra Médica Ibérica irá decorrer em Lisboa na Aula Magna da Reitoria da Universidade, a 11 de setembro (domingo), pelas 17h00. Serão tocadas obras de grandes compositores da música portuguesa e espanhola e também com uma das mais importantes sinfonias do repertório orquestral romântico: a segunda sinfonia de Brahms. A receita de bilheteira irá reverter inteiramente para a Associação Portuguesa Contra a Leucemia.
_________________
El premier concierto de la Orquesta Médica Ibérica tendrá lugar en una de las grandes salas de conciertos de Lisboa, el Aula Magna da Ritoria da Universidade da Universidade. Se interpretarán obras de grandes compositores de música portuguesa y española y también una de las sinfonías más importantes del repertorio orquestal romántico: la segunda sinfonía de Brahms.
Os bilhetes têm o valor unitário de 10,00€ e podem ser adquiridos na Ticketline, aqui. O evento conta com o apoio da Universidade de Lisboa, que se junta à Orquestra Médica Ibérica tendo em vista a promoção de uma sociedade mais justa e equitativa através da música e da medicina, pelo acesso universal aos cuidados de saúde, pela melhor prestação de cuidados a todos os doentes e pelo apoio às populações mais vulneráveis e desfavorecidas.
O objetivo da OMI passa por criar pontes entre os profissionais de saúde da península ibérica, contribuindo através da ciência e da arte para a construção de um mundo mais justo e solidário.
O valor angariado com o concerto reverterá integralmente para a APCL, associação fundada em 2022 com a missão de contribuir, a nível nacional, para aumentar a eficácia do tratamento das leucemias e outras neoplasias hematológicas afins, apostando em investigação científica com programas de atribuição de Bolsas, investindo na formação para profissionais de saúde e dinamizando outras ações dirigidas também a cuidadores e doentes.
Sobre a APCL
A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) foi fundada em janeiro de 2002 em resultado da iniciativa de um conjunto de doentes que sobreviveram a patologias do foro hemato-oncológico (Leucemias e Linfomas) e de um grupo de médicos do Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil (IPOFG) de Lisboa que os trataram.
A principal motivação dos Fundadores da APCL radicou na sua compreensão da importância de consciencializar e mobilizar a sociedade civil no apoio a todos os que diariamente lutam contra a devastadora doença que é a Leucemia. A APCL tem como missão contribuir, a nível nacional, para aumentar a eficácia do tratamento das Leucemias e outras neoplasias hematológicas afins, investindo para isso em investigação científica com um programa de atribuição de Bolsas e investindo na Formação para profissionais de saúde.
A APCL assume ainda como sua missão o aumento da literacia do doente, promovendo e organizando workshops sobre patologias do sangue e temas relacionados, com envolvimento de profissionais de saúde.
A promoção de encontros entre pares para partilha de experiências e informações, bem como o apoio financeiro a doentes com Leucemia e às suas famílias, são outras valências que doentes e cuidadores encontram da APCL.
A APCL iniciou um processo de construção de uma casa de acolhimento para doentes hemato-oncológicos e seus familiares com carências financeiras que se encontrem deslocados da sua área de residência e se encontrem em tratamentos específicos ou transplante em Lisboa.