“Pandemia e Comunicação Social” foi tema de debate no XIV Congresso Nacional de Patologia Clínica, que decorreu em Braga, de 13 a 15 de março, evento que juntou reputados especialistas de reconhecido mérito e prestígio nacional e internacional. O programa do congresso anual, verdadeiro ponto de encontro dos médicos especialistas em Patologia Clínica, integrou cursos pré-congresso e sessões científicas, as quais contaram com palestrantes de enorme craveira científica. Foi o caso da sessão que debateu o papel da comunicação social na literacia em Saúde, com especial enfoque no caso da mais recente pandemia.
Como escolhem os jornalistas os protagonistas e os temas a abordar? Faz mais sentido ouvir os especialistas no terreno ou os dirigentes dos principais organismos oficiais da Saúde? Em que momentos se entrevistam uns e outros? Quais os modelos informativos a seguir em caso de catástrofe, como a da pandemia de CoVID-19?
O tema despertou grande interesse entre os congressistas e levou a um amplo e profícuo debate que, inclusivamente, se prolongou interpares para além da própria sessão moderada por João Mariano Pego, do Conselho Regional do Centro da Ordem dos Médicos (OM), Presidente do Colégio de Especialidade de Patologia Clínica da OM, e membro da Comissão Organizadora do Congresso, juntamente com o Professor Paulo Paixão, Investigador e Presidente do XIV Congresso Nacional de Patologia Clínica.
A sessão teve como preletores o jornalista Luís Costa, atual Subdiretor da RTP Internacional e antigo Subdiretor de Informação da RTP com vasta carreira no jornalismo (Lusa e no Expresso, de onde saiu para integrar a equipa fundadora do jornal Público) e também a Prof. Maria Grazia Rossi, Doutorada em Ciência Cognitiva na Universidade de Messina (Itália), Mestre em Teoria da Comunicação na Universidade de Roma Tre (Itália), e que atualmente é Professora auxiliar convidada no Departamento de Ciências de Comunicação da Universidade Nova de Lisboa. Foi membro do Comité Consultivo e Representante Nacional Adjunto para Portugal na International Association for Communication in Healthcare (ICCH), 2018-2021.
O congresso foi organizado pela Sociedade Portuguesa de Patologia Clínica, na qual João Mariano Pego e Paulo Paixão são atualmente membros da direção.


