Presidente SRCOM destaca a motivação dos jovens médicos internos de MGF

Presidente SRCOM destaca a motivação dos jovens médicos internos de MGF

O presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos foi um dos intervenientes nas IX Jornadas da Bairrada e VII Encontro de Recém-especialistas organizadas em formato híbrido, online e presencialmente no Cineteatro Messias, na Mealhada. Segundo a comissão organizadora, o evento formativo juntou 40 participantes em ambiente digital e mais de 100 no auditório daquele equipamento cultural na Mealhada. Juntos, médicos especialistas em Medicina Geral e Familiar (MGF), médicos internos de MGF e enfermeiros dos cuidados de saúde primários, estiveram integrados num programa científico formativo bem como em cursos práticos e workshops.

Manuel Teixeira Veríssimo destaca a importância destas iniciativas científicas, já disseminadas por Viseu e Figueira da Foz, que a seu ver representam o dinamismo da especialidade de Medicina Geral e Familiar. “O SNS, que fez 44 anos, tem muitos problemas porque, entre outras causas, não soube adaptar-se às novas realidades, ao contrário do que tem feito a especialidade de Medicina Geral e Familiar”. “Esta vossa motivação é muito importante. Há, hoje, fortes desafios, como por exemplo as unidades locais de saúde que são um desafio enorme para todos porque representa algo muito importante que é a integração de cuidados. Cada doente é um doente, na minha opinião deve ser o sistema que deve ir ao encontro do doente oferecendo-lhe o que ele necessita que é o contrário do que acontece agora.” Felicitando todos pela excelente organização, o presidente da SRCOM desejou-lhes sorte e sucesso na integração nas futuras ULS e que daí resulte a prestação de melhores cuidados de saúde.

Foram também intervenientes o Vereador da Câmara Municipal da Mealhada, Hugo Silva, em representação do presidente António Jorge Branco; Vogal do Conselho Diretivo da ARS Centro, Mário Ruivo em representação da presidente desse organismo, Rosa Reis Marques; e a presidente das Jornadas da Bairrada e presidente do Conselho Clínico do Aces Baixo Mondego, atualmente com funções temporárias de diretora executiva, Almerinda Rodrigues.

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos