Ordem dos Médicos intensifica cooperação ibérica

Ordem dos Médicos intensifica cooperação ibérica

Decorreu ontem, em Madrid (Espanha) uma reunião entre a Ordem dos Médicos (OM) de Portugal, a sua homóloga espanhola, Organização Médica Colegial (OMC) e a Secretária de Estado da Saúde do Governo de Espanha, Silvia Calzon.

No conta oficial do twitter da governante, a acompanhar as fotografias desta importante reunião, pode ler-se: “A cooperação com organizações profissionais é essencial para enfrentar os desafios da saúde”.

Liderada por Silvia Calzon, a reunião no Ministério da Saúde, levada a cabo no dia 30 de maio, juntou o presidente do Conselho Geral de Médicos de Espanha, Tomás Cobo, o bastonário da Ordem dos Médicos de Portugal, Carlos Cortes, os presidentes das secções regionais Norte, Centro e Sul (respetivamente, Eurico Castro Alves; Manuel Teixeira Veríssimo; Paulo Simões). Para além da Secretária de Estado da Saúde, este encontro de trabalho contou ainda com a participação da Diretora de Formação Profissional do referido ministério, Célia Gómez. Foram abordados inúmeros temas de especial relevância para os profissionais médicos da Península Ibérica, designadamente a formação médica contínua, implementação do enfoque One Health, entre outros.

Do Departamento Internacional da Ordem dos Médicos de Portugal, estiveram também presentes, João de Deus (coordenador; Presidente da Federação Europeia dos Médicos Assalariados) e José Santos (Presidente do Conselho Europeu das Ordens dos Médicos). Integrou também a comitiva portuguesa Luís Campos Pinheiro, tesoureiro do Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos, e Caldas Afonso, tesoureiro da Confederação dos Países Ibero-Americanos e membro da comissão permanente do Conselho Nacional da Ordem dos Médicos, órgão do qual fazem também parte os presidentes das secções regionais por inerência de função.

Antes deste encontro tripartido, as duas organizações profissionais estiveram reunidas na sede da OMC em Madrid, tendo analisado temas de interesse comum, tais como a telemedicina, a transformação digital na Saúde, entre muitos outros.

Créditos das fotos: © Consejo General de Colegios Oficiales de Médicos | @Ministerio de Sanidad del Gobierno de España

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos