Portugal preside em 2023 à UEMO, organização europeia dos médicos de MGF

Portugal preside em 2023 à UEMO, organização europeia dos médicos de MGF

Catarina Matias (SRCOM) eleita Secretária-Geral da União Europeia de Médicos Especialistas de Medicina Geral e Familiar

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) felicita a próxima presidência da UEMO – European Union of General Practitioners/Family Physicians, organização europeia dos médicos de Medicina Geral e Familiar. Tiago Villanueva (Presidente), Catarina Matias (Secretária-Geral) e Pedro Fonte (Tesoureiro) foram eleitos durante a Assembleia Geral da UEMO que decorreu de 4 e 5 de novembro 2022, em Liubliana, na Eslovénia, com o apoio da Associação Médica Eslovena.

Tiago Villanueva, atual  editor-chefe da Acta Médica Portuguesa (a revista científica da Ordem dos Médicos), é membro da delegação da Ordem dos Médicos na UEMO desde 2011, que, desde 2014, inclui também Catarina Matias, em representação do Conselho Regional do Centro da Ordem dos Médicos, e Pedro Fonte, representante do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos. A delegação portuguesa na UEMO conta ainda com Mónica Fonseca, como delegada nomeada pelo Colégio de Medicina Geral e Familiar, que muito contribuirá para a dinamização da equipa. Como vice-presidentes do Conselho foram eleitos Branka Lazic, da Câmara Médica Sérvia, e Peter Holden, da Associação Médica Britânica.

# Catarina Matias, Assistente de Medicina Geral e Familiar na USF Coimbra Centro, é orientadora de formação em MGF e Assistente Convidada da UC de MGF da FMUC (6º ano). Fez formação nos cursos EURACT (níveis 1, 2 e 3), sendo facilitadora destes cursos. Fez pós-graduação em Climatologia e Hidrologia e Acupunctura Médica. É estudante de doutoramento na FMUC. Atualmente, é membro do departamento internacional da Ordem dos Médicos e, agora, Secretária-Geral da UEMO. É Membro da comissão científica da 25ª Conferência da WONCA World que se realizará, em Lisboa, em 2025.

# Mónica Fonseca, Assistente MGF na USF Areeiro do ACES Lisboa Central, possui o Mestrado integrado em Medicina na Faculdade de Medicina da UL e a Licenciatura em Medicina Dentária na Faculdade de Medicina Dentária da UP; Tem a Competência em Medicina Aeronáutica; É Editora da Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar.

# Pedro Fonte, Médico de Família na USF do Minho, ACeS Cávado I – Braga. É Assistente Convidado na Escola de Medicina da Universidade do Minho. Atualmente, está a realizar projeto de doutoramento na área do diagnóstico da DPOC.  É Membro do GRESP/APMGF; membro da coordenação desde 2022. Sócio da Sociedade Portuguesa de Pneumologia e European Respiratory Society. É responsável do grupo nacional do projecto do IPCRG (International Primary Care Respiratory Group) COPD Right Care.

# Tiago Villanueva tem vasta experiência no que à Edição e Publicação médica concerne, trabalhando e/ou colaborando com o ‘BMJ’ desde 2004 e sendo atualmente Editor Associado da mesma revista. Para além disso, é ainda especialista em Medicina Geral e Familiar exercendo funções na Unidade de Saúde Familiar Reynaldo dos Santos, em Póvoa de Santa Iria.

# A UEMO

Entre os principais objetivos da UEMO destacam-se a defesa do papel dos médicos de Medicina Geral e Familiar nos sistemas de saúde, a promoção da formação destes médicos e a agregação de visões consensuais entre os vários membros para que sejam representados nas instituições e autoridades europeias.

Trata-se de uma organização sem fins lucrativos e representa os médicos de família dos países da UE. Fundada em 1967, pelas organizações da Bélgica, França, Alemanha, Holanda e Itália, rapidamente cresceu e tem representações de todos os Estados-Membros, bem como dos países da Associação Europeia de Comércio Livre e de outros países europeus. A UEMO visa promover o mais elevado padrão de treino, prática e atendimento ao utente no campo da clínica geral/ medicina de família em toda a Europa, bem como visa defender o papel destes médicos no sistema de saúde.

Catarina Matias, Membro do Departamento Internacional da Ordem dos Médicos, é atualmente coordenadora do Gabinete de Organização e Promoção de Atividades da SRCOM

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos