Ordem dos Médicos visita Serviço de Cirurgia do IPO de Coimbra

Ordem dos Médicos visita Serviço de Cirurgia do IPO de Coimbra

O presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM), Carlos Cortes, visitou, no dia 11 de março, o serviço de Cirurgia do Instituto Português de Oncologia, no sentido de conhecer a realidade desta unidade dirigida, atualmente, pela cirurgiã Isabel Cristina Ferrão.

Para conhecer esta área, o presidente da SRCOM encetou um programa de visitas a todos os serviços de cirurgia da região Centro, de forma a traçar o quadro real das condições de exercício da especialidade, das contingências e das necessidades mais prementes. Por outro lado, Carlos Cortes procura inteirar-se das circunstâncias desta especialidade de forma a percepcionar em que medida a Ordem dos Médicos poderá ajudar no dia-a-dia na formação de mais especialistas.

A Ordem dos Médicos visitou o serviço que possui no quadro de efetivos 14 cirurgiões, dos quais 12 são especialistas em cirurgia geral e 2 em cirurgia torácica. No momento da visita, o serviço de Cirurgia do IPO Coimbra possui 5 médicos internos na especialidade de Cirurgia.
Segundo informação recolhida, apesar da redução do número de camas no internamento (edifício que, há anos, aguarda a demolição para posterior construção de instalações adequadas para melhor acomodar profissionais e utentes), o serviço – nos meses de janeiro e fevereiro de 2019 – aumentou a produção em relação a período homólogo do ano anterior.

Dado o constrangimento de aguardar sine die pelo novo edifício, alguns equipamentos vão ficando obsoletos, dificuldades, essas, ultrapassadas graças ao empenho e dedicação das equipas cirúrgicas. Dificuldades superadas, no dia-a-dia, com muito carinho e abnegação na prestação dos cuidados de saúde.

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos