Medicina Interna I do Hospital Santo André – Centro Hospitalar de Leiria recebe visita da Ordem dos Médicos

Medicina Interna I do Hospital Santo André – Centro Hospitalar de Leiria recebe visita da Ordem dos Médicos

São inúmeras as consultas diferenciadas no Serviço de Medicina Interna I do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) que recebeu, na manhã do dia 15 de fevereiro, a visita da Ordem dos Médicos. Carlos Cortes, presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, e Rui Gameiro, membro consultivo do Conselho Sub-regional de Leiria da Ordem dos Médicos, foram recebidos pelos elementos do Conselho de Administração e Direção Clínica do CHL. Em seguida foi a vez de reunir com os médicos e médicos internos deste serviço atualmente sob a direção da médica assistente graduada Alcina Ponte. A diretora iniciou a reunião com uma breve mas detalhada enumeração das características deste serviço que no momento da visita possui, em Leiria, 60 camas, mais 10 de contingência disponibilizadas pelo serviço de ginecologia e, em Pombal, tem quatro médicos internistas e 32 camas.
No desempenho das funções assistenciais, o serviço possui 10 médicos especialistas, 15 médicos internos de Medicina Interna, 1 médico interno de Dermatologia, 1 médico interno de Cardiologia e 4 Internos do Ano Comum, 19 enfermeiros, 11 assistentes operacionais e 1 assistente técnico. Contas feitas, seriam necessários, pelo menos, mais 10 médicos especialistas.
Para além da consulta externa, há consulta de autoimunes, pé diabético, hipertensão arterial, cessação tabágica, HTA em risco vascular, e nutrição (em Leiria pela dietista e, em Pombal, de nutrição médica), Hospital de Dia e asseguram também serviço de urgência.
Dada a escassez de recursos humanos médicos e estando em permanente diálogo com todas as especialidades médicas, resultam algumas dificuldades ao juntar-se a atividade regular com a atividade da unidade de internamento de curta duração, com a urgência interna e com o serviço de urgência. Outro dos temas abordados foi o alargamento da área de influência deste hospital à população de Ourém e de Fátima.

Após a caracterização do serviço e uma reunião com os médicos em formação neste serviço, cumpriu-se a visita às enfermarias. Recorde-se que, tendo em conta a falta de recursos humanos, a falta de investimento nas infraestruturas e equipamento no Serviço Nacional de Saúde, os membros da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos tem estado a visitar as diversas unidades da região.
A visita ao serviço de Medicina Interna, no Hospital de Leiria, foi realizada na manhã de 15 de fevereiro de 2018.

Legenda da foto nº 1, da esquerda para a direita:
Rui Gameiro (Membro Consultivo ao Conselho Sub-regional da Ordem dos Médicos de Leiria), Emília Fael (Enfermeira-diretora), Alexandra Borges (Vogal Executiva do Conselho de Administração do CHL), Alcina Ponte (diretora de Serviço de Medicina I), Carlos Cortes (presidente da SRCOM), Elisabete Valente (Diretora Clínica CHL), Amália Pereira (Assistente Graduada Medicina Interna e diretora do Internato).

Partilhe nas redes:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Ordem dos Médicos