Decorreu ontem, 26 de junho, a cerimónia de tomada de Posse do Bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, eleito estatutariamente para o quadriénio 2025-2029. A sessão protocolar que teve lugar a 26 de de junho de 2025, no auditório da sede e nos jardins da instituição, em Lisboa, contou com centenas de personalidades, médicos, académicos e reitores das universidades e diretores das escolas médicas, representantes de ordens profissionais portuguesas (ex e atuais bastonários), das ordens dos médicos de língua oficial portuguesa e da Ordem dos Médicos de Espanha, sindicatos médicos, várias associações e sociedades médicas, partidos políticos e muitas outras entidades oficiais.
O médico patologista clínico (cédula profissional 38 590) – o 16º bastonário da Ordem dos Médicos, recentemente reeleito para segundo mandato (em ato eleitoral que decorreu entre 29 de maio e 3 de junho) – defendeu “um novo rumo” para a área da Saúde, deixando a promessa de “propostas concretas” quer para o investimento nas carreiras médicas quer para a investigação e formação. Nesta senda assumiu que o seu trabalho para o próximo quadriénio irá pugnar por “uma ordem construtiva e agregadora”.
Citamos um trecho do seu discurso: “Exercer medicina em Portugal tornou-se um desafio enorme, muitos médicos sentem-se desvalorizados e exaustos por falta de condições de trabalho. Assistimos a um êxodo de talento e a um inverno demográfico na Medicina (…). É fundamental defender uma formação médica de excelência, modernizando o Internato Médico e a Formação Contínua. Cuidar de quem cuida é uma obrigação indeclinável do Ministério da Saúde a quem cabe garantir, com urgência, que os médicos disponham de condições de trabalho dignas, com horários adequados e conciliação da sua vida laboral com a pessoal e eliminação imediata de ambientes profissionais marcados pela violência e/ou assédio”.
A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, foi também oradora nesta sessão protocolar. O presidente da Comissão Eleitoral Nacional, João de Deus, conferiu posse ao bastonário da Ordem dos Médicos, após a leitura solene do juramento. Poderá (re)ver a cerimónia, aqui
O presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM), Manuel Teixeira Veríssimo, e membros dos órgãos dirigentes da SRCOM, reeleitos também para o quadriénio 2025-2029, estiveram presentes neste ato formal e tomarão hoje (dia 27 de junho) posse, em cerimónia a realizar na Sala D. Afonso Henriques, no Convento São Francisco, em Coimbra.











