Por Decreto de 26 de maio de 1911 foi criado o Hospital Militar de Coimbra, instituição que ocupa o Convento de Santa Teresa (Carmelitas), e cujo espaço partilhou com o 2º Grupo de Companhias da Saúde. Em 1918, o hospital é transferido para o Colégio das Ursulinas, edifício que ainda hoje ocupa, sendo atualmente designado de Centro de Saúde Militar de Coimbra (por Despacho datado de 10 de dezembro de 2007). Ora, socorrendo-nos ainda da resenha histórica cronológica, refira-se que é assinalado a 19 de março o seu Dia Festivo (dia de S. José), desde o ano de 1943.
Hoje, o presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Manuel Teixeira Veríssimo, foi uma das personalidades convidadas a assistir à sessão solene do Dia Festivo do Centro de Saúde Militar de Coimbra (CRSCM), ex-Hospital Militar Regional nº 2. Nesta cerimónia, presidida pelo Tenente-General Ajudante-General do Exército Boga Ribeiro, coube ao Diretor do CSMC, Tenente-Coronel Médico especialista em Ortopedia, Carlos Simões, a primeira alocução na qual destacou a relevância desta unidade de saúde na missão do Exército Português bem como a “forte ligação da instituição à cidade de Coimbra” que, a seu ver, disse, “fruto de excelentes relações” com os responsáveis do município e da União de Freguesias de Coimbra (UFC), ali representadas, respetivamente pelo representante do presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) e atual Diretor do Departamento de Educação e Saúde da CMC, Fernando Rovira, e pelo presidente da UFC João Francisco Campos.
De seguida e após a intervenção do TGen AGE Boga Ribeiro decorreu um importante momento de imposição de Condecorações. Luísa Sales foi uma das personalidades agraciadas. A Médica especialista em Psiquiatria foi hoje distinguida pelo Exército Português com a Medalha de D. Afonso Henriques: Foi Diretora de Serviço de Psiquiatria do ex-Hospital Militar de Coimbra e mantém interesses científicos nas áreas da intervenção psiquiátrica e psicossocial na crise, da psiquiatria de catástrofe, do stress pós-traumático e das patologias psíquicas em ex-combatentes.
A palestra subordinada ao tema “O Essencial sobre os 45 anos do SNS”, proferida pelo médico Anestesiologista e Ex-Secretário de Estado da Saúde, José Martins Nunes, culminou esta sessão solene que lotou o Auditório do Departamento de Saúde Operacional, com convidados militares, civis e académicos.
Com a Divisa “Curar Vencer”, o CSMC tem como missão, lê-se no site do Exército “o apoio sanitário de área (no órgão e na unidade) aos militares do Exército e na sua capacidade sobrante aos seus familiares e a outros utentes de acordo com as diretivas superiores e ao abrigo de protocolos estabelecidos”.
© Fotos SRCOM














