Manuel Teixeira Veríssimo é o presidente eleito da SRCOM

Manuel Teixeira Veríssimo é o presidente eleito da SRCOM

Manuel Teixeira Veríssimo, médico assistente graduado sénior de Medicina Interna e professor associado com agregação da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, foi eleito, esta quinta-feira, presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM), sucedendo ao médico assistente graduado sénior de Patologia Clínica, Carlos Cortes, que liderou a instituição na região Centro nos últimos nove anos e que neste sufrágio se apresentou como candidato a bastonário, vencendo a primeira volta das eleições.

Foi a maior votação de sempre para os órgãos regionais do Centro, esta eleição em janeiro de 2023: A lista única a sufrágio na região Centro em 2020 obteve, no total, 2515 votos. Em 2017, também lista única, obteve 1883 votos. Neste mais recente sufrágio, a lista liderada por Manuel Teixeira Veríssimo, obteve 2942 votos.

Neste futuro mandato, a SRCOM terá como vice-presidente Inês Rosendo, Henrique Cabral como Secretário do Conselho Regional.  O elenco representativo dos médicos conta ainda com Isabel Luzeiro, para o Conselho Superior, Guilherme Tralhão para a presidência da Assembleia Regional, Armando Carvalho para a presidência da Assembleia Sub-regional de Coimbra, Rui Passadouro na presidência do Conselho Fiscal da SRCOM e Paula Coutinho como presidente do Conselho Disciplinar.

Manuel Teixeira Veríssimo foi eleito para o triénio 2023 – 2025, numa votação que escolheu os restantes órgãos sociais da Ordem dos Médicos (Conselho Superior, Assembleia de Representantes, os conselhos regionais do Norte, Centro e Sul e os respetivos conselhos disciplinares e fiscais). Para o Conselho Regional do Centro foram registados 3862 votos válidos.

A nível nacional, num sufrágio em que se apresentaram as eleições seis candidatos a bastonário, Carlos Cortes vai a sufrágio na segunda volta com Rui Nunes. Carlos Cortes venceu a primeira volta com 28.01% dos votos.

Com o lema “Ser Médico Hoje, Pensar o Amanhã”, a equipa liderada por Manuel Teixeira Veríssimo tem como projeto cinco pontos-chave: A defesa pela liderança médica, carreiras médicas, formação diferenciada, bem como a defesa da qualidade de Saúde e apoio ao bem-estar dos médicos.

Assim, no próximo triénio 2023-2025 irão tomar posse no Conselho Regional do Centro da Ordem dos Médicos: Manuel Teixeira Veríssimo, Inês Rosendo, Henrique Cabral, João Pego, Lara Sutil, Carolina Aires, Ana Bernardino, Ana Sofia Cabral, Catarina Melo, Anabela Pereira, Luís Silva.

#O Presidente eleito da SRCOM

Doutorado em Medicina Interna e presidiu ao Hospital Distrital da Figueira da Foz, à Sociedade Portuguesa de Aterosclerose e à Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, tendo sido também diretor do Centro de Medicina Desportiva de Coimbra.
Atualmente, para além de candidato à SRCOM, Manuel Teixeira Veríssimo é professor na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

Carlos Cortes e Manuel Teixeira Veríssimo / Foto captada a 19 de janeiro de 2023, na Sala Miguel Torga da SRCOM

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos