Professor Américo Figueiredo profere Oração de Sapiência no Juramento de Hipócrates, em Coimbra

Professor Américo Figueiredo profere Oração de Sapiência no Juramento de Hipócrates, em Coimbra

Na Oração de Sapiência, num tom intimista e profundamente sentido, o Professor Catedrático de Medicina da Universidade de Coimbra, Américo Figueiredo, disse aos jovens médicos: (…) “A partir de agora vão aproximar-se ainda mais do vosso mais prestigiado professor: o Homem doente. Ouçam-no com atenção porque sabe tudo da sua doença. Mantenham os olhos abertos para o incomum e o inesperado (…)”. Lembrou: “Há 45 anos levantava a minha cédula profissional e não poderia ter escolhido uma melhor profissão para a vida”, a “medicina é uma curva ascendente de progresso, conquistas e vitórias sobre a doença e a incapacidade”.

“Pratiquem a Medicina com consciência e dignidade e impregnem cada um dos vossos mesmo pequenos atos com o que são e no que acreditam e isso dar-vos-á uma dimensão maior que a pequenez que é cada um de nós. Não se assustem com a enormidade da dor e devastação do mundo. Façam o que for justo, agora. Sejam solidários, agora. Caminhem humilde mas determinadamente, agora. Sejam exemplo, agora. Não são obrigados a terminar o trabalho, mas também não estão livres para o abandonar. O caminho é agora o vosso caminho.”, são as palavras que proferiu no final da sua intervenção nesta cerimónia simbólica que teve lugar no Convento São Francisco, em Coimbra, a 10 de dezembro.

Breve apontamento curricular de um preclaro percurso: Natural de Penacova (Coimbra), Américo Manuel Costa Figueiredo é Professor Catedrático Jubilado de Dermatologia e Venereologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Nasceu a 22 de fevereiro de 1952, cursou Medicina em Coimbra, curso que terminou a 31/10/1977, e teve uma notável carreira na área clínica e académica. Américo Figueiredo está Inscrito na Ordem dos Médicos desde 12/07/1978. Médico Especialista em: Dermato-Venereologia (desde 19/07/1988), Farmacologia Clínica (desde 25/08/1988) e na Competência de Gestão dos Serviços de Saúde (desde 01/09/2004), o Professor Américo Figueiredo foi 24 anos Diretor de Serviço e exerceu na área clínica do CHUC durante 44 anos. Na Faculdade de Medicina de Coimbra ensinou Clínica de Doenças Infecciosas, Terapêutica Geral e Hidrologia e foi Professor Regente de Dermatologia e Venereologia durante 25 anos. Na Ordem dos Médicos tem também uma notável intervenção: O Professor Américo Figueiredo é o atual presidente do Conselho Superior da Ordem dos Médicos. Foi eleito Vice-Presidente do Conselho Regional do Centro da Ordem dos Médicos para o Triénio 2014/2016. Coordenador do Conselho Nacional para a Política do Medicamento (2002/2004), tendo sido vogal no triénio anterior. Integrou a comissão instaladora do Colégio de Dermatologia, em 1993.

Poderá ler, na íntegra, a Oração de Sapiência e fazer o download, aqui

Poderá (re)ler o texto no site e (re)ver as imagens de toda a cerimónia, aqui

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos