Na Oração de Sapiência, num tom intimista e profundamente sentido, o Professor Catedrático de Medicina da Universidade de Coimbra, Américo Figueiredo, disse aos jovens médicos: (…) “A partir de agora vão aproximar-se ainda mais do vosso mais prestigiado professor: o Homem doente. Ouçam-no com atenção porque sabe tudo da sua doença. Mantenham os olhos abertos para o incomum e o inesperado (…)”. Lembrou: “Há 45 anos levantava a minha cédula profissional e não poderia ter escolhido uma melhor profissão para a vida”, a “medicina é uma curva ascendente de progresso, conquistas e vitórias sobre a doença e a incapacidade”.
“Pratiquem a Medicina com consciência e dignidade e impregnem cada um dos vossos mesmo pequenos atos com o que são e no que acreditam e isso dar-vos-á uma dimensão maior que a pequenez que é cada um de nós. Não se assustem com a enormidade da dor e devastação do mundo. Façam o que for justo, agora. Sejam solidários, agora. Caminhem humilde mas determinadamente, agora. Sejam exemplo, agora. Não são obrigados a terminar o trabalho, mas também não estão livres para o abandonar. O caminho é agora o vosso caminho.”, são as palavras que proferiu no final da sua intervenção nesta cerimónia simbólica que teve lugar no Convento São Francisco, em Coimbra, a 10 de dezembro.
Breve apontamento curricular de um preclaro percurso: Natural de Penacova (Coimbra), Américo Manuel Costa Figueiredo é Professor Catedrático Jubilado de Dermatologia e Venereologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Nasceu a 22 de fevereiro de 1952, cursou Medicina em Coimbra, curso que terminou a 31/10/1977, e teve uma notável carreira na área clínica e académica. Américo Figueiredo está Inscrito na Ordem dos Médicos desde 12/07/1978. Médico Especialista em: Dermato-Venereologia (desde 19/07/1988), Farmacologia Clínica (desde 25/08/1988) e na Competência de Gestão dos Serviços de Saúde (desde 01/09/2004), o Professor Américo Figueiredo foi 24 anos Diretor de Serviço e exerceu na área clínica do CHUC durante 44 anos. Na Faculdade de Medicina de Coimbra ensinou Clínica de Doenças Infecciosas, Terapêutica Geral e Hidrologia e foi Professor Regente de Dermatologia e Venereologia durante 25 anos. Na Ordem dos Médicos tem também uma notável intervenção: O Professor Américo Figueiredo é o atual presidente do Conselho Superior da Ordem dos Médicos. Foi eleito Vice-Presidente do Conselho Regional do Centro da Ordem dos Médicos para o Triénio 2014/2016. Coordenador do Conselho Nacional para a Política do Medicamento (2002/2004), tendo sido vogal no triénio anterior. Integrou a comissão instaladora do Colégio de Dermatologia, em 1993.
Poderá ler, na íntegra, a Oração de Sapiência e fazer o download, aqui
Poderá (re)ler o texto no site e (re)ver as imagens de toda a cerimónia, aqui