Em tempo de pós-pandemia, a reflexão impõe-se, bem como uma revisitação do passado. Como terminaram as pandemias da História? – interrogamo-nos. A Ordem dos Médicos não podia deixar de responder a este desafio, propondo também uma reflexão sobre a História da Universidade de Coimbra, uma das mais antigas da Europa. Nesse sentido, vai realizar-se o Congresso Internacional “Scientiae thesaurus mirabilis: A Universidade de Coimbra – História e legado em tempo de pandemia”, nos dias 13,14 e 15 de Outubro de 2022 em Coimbra, evento coorganizado pela Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, pelo Núcleo de História da Medicina da Ordem dos Médicos e pelo Centro de Investigação em Antropologia e Saúde da Universidade de Coimbra,
Este evento, que visa aprofundar o conhecimento e promoção da História da Medicina Portuguesa, realizar-se-á em formato híbrido. Convidamos à participação de todos os interessados neste evento que, estamos certos, muito contribuirá para aprofundar o conhecimento e promoção da História da Medicina Portuguesa.
Mais Informações em: http://www.nhcongressosthmirabilis2022.com/
A sessão de abertura, marcada para as 9h00 do dia 13 de outubro ( quinta-feira), contará com as intervenções do Bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães; do Presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes; em representação do diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, o Professor Doutor Arnaldo Figueiredo; da Diretora do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra, Cristina Padez; do Presidente da Comissão Científica do Congresso, Germano de Sousa; e da Presidente do Núcleo de História da Medicina da Ordem dos Médicos, Maria do Sameiro Barroso.