António Gentil Martins e Maria de Belém Roseira, Doutores ‘Honoris Causa’

António Gentil Martins e Maria de Belém Roseira, Doutores ‘Honoris Causa’

A Universidade Europeia atribuiu o título de Doutor Honoris Causa a duas personalidades de relevo da vida portuguesa, e que deram e continuam a dar um contributo inestimável em prol da ciência e do desenvolvimento social e humano do nosso País: Dr. António Gentil Martins e Dr.ª Maria de Belém Roseira.

Ao intervir no início da cerimónia – evento que teve lugar no Dia Mundial da Saúde, a 7 de abril – a Reitora da Universidade Europeia, Hélia Gonçalves Pereira, destacou desde logo o facto deste ser “um momento muito especial” uma vez que “muito raramente tem uma universidade a possibilidade de ter na mesma cerimónia duas personalidades cujo contributo tenha sido tão relevante para a sociedade portuguesa nas últimas décadas. Cabe à Universidade Europeia esse privilégio”.

Impossibilitado de estar presencialmente, o Presidente da República Portuguesa, Professor Marcelo Rebelo de Sousa, destacou, na sua mensagem enviada por vídeo, “a admiração, a amizade, a estima e também a gratidão comunitária, que não é apenas a do cidadão mas é também a do Presidente da República Portuguesa, olhando para dois percursos excecionais”.

Nesta cerimónia de atribuição do título de Honoris Causa, coube ao Padre Vítor Melícias proferir a Oração Laudatória da Drª Maria de Belém Roseira, logo em seguida pela intervenção do General Ramalho Eanes. A laureada assumiu que teve o privilégio de ter desempenhado funções que lhe proporcionaram, sublinhou, “funções públicas no exercício de cargos sociais em organizações de economia social, em Portugal ou no estrangeiro, no exercício de funções políticas ou agora de intensa atividade profissional e cívica ao serviço das causas mais variadas, a possibilidade de intervir na transformação para melhor da nossa comunidade”.

Por seu turno, a apresentação do Dr. António Gentil Martins foi feita pelo Bastonário da Ordem dos Médicos, Dr. Miguel Guimarães, logo seguida da intervenção do Professor Germano de Sousa.

Para Miguel Guimarães, a obra de Gentil Martins é como “um farol de inspiração”, para logo recordar algumas das etapas do médico cirurgião que nasceu na Lapa em Lisboa em 1930, desde a faceta de atleta campeão e que introduziu a modalidade de badminton em Portugal, aos momentos da infância em que decidiu ser médico, tendo-se licenciado em 1953, passando pelo Reino Unido nos primeiros anos de profissão e onde se especializou em Cirurgia Pediátrica. Miguel Guimarães destacou ainda o notável percurso enquanto Presidente da Ordem dos Médicos, cargo que o Professor Gentil Martins desempenhou desde 1977 até 1986, em três mandatos. “Enquanto Bastonário, o Doutor António Gentil Martins prestou um serviço público aos doentes e médicos portugueses com uma dedicação extrema, muitas vezes abdicando de parte da sua vida pessoal em nome de um Bem maior, um Bem coletivo”.

Nesta cerimónia, que contou também com a presença do presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, o laureado lembrou as “grandes lutas da sua vida profissional” com as quais procurou “ser útil aos doentes e até tendo efetuado intervenções inéditas” mas houve uma especial: “fazer renascer a Ordem dos Médicos considerada erradamente por revolucionários irresponsáveis uma redundância” bem como procurar “ter no País um adequado sistema de saúde” que continua a defender diferente do modelo atual, isto é “assegurando o Direito inalienável à Liberdade de escolha”.

Os repórteres de imagem registaram para a posteridade todos estes momentos especiais na cerimónia de atribuição do título de Doutor Honoris Causa.

O evento teve transmissão via streaming, no canal de youtube da Universidade

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos