COVID-19 | “Temos de ter cuidados redobrados nesta fase sensível”

COVID-19 | “Temos de ter cuidados redobrados nesta fase sensível”

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM), em colaboração com a Câmara Municipal de Arganil, realizou na manhã 10 de setembro, na feira semanal de Arganil, mais uma ação de sensibilização no âmbito da campanha #Respeito pela Vida.
A equipa de voluntários partilhou com a população as recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS) relativas às boas práticas de saúde pública e à adoção de comportamentos seguros para combater a Covid-19, neste caso em particular no contexto de contacto com os feirantes e os seus clientes, de modo a realizar as vendas/compras em segurança. Objetivo: alertar o maior número possível de pessoas para que adotem as medidas essenciais de proteção face à atividade viral.
Por outro lado, sendo a feira o momento habitual de reencontro dos habitantes mais idosos que vivem nas aldeias dispersas deste concelho, a equipa de voluntários teve também oportunidade de sensibilizar esta população de maior risco.
Luís Paulo Costa e Carlos Cortes, respetivamente presidente da Câmara Municipal de Arganil e presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, participaram nesta iniciativa. Da comitiva fizeram ainda parte o Coordenador de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde Pinhal Interior Norte (ACeS PIN), António Queimadela; o Diretor Executivo do ACeS PIN, Avelino Pedroso; a Vice-presidente da Câmara Municipal de Arganil, Paula Dinis e a Vereadora da Câmara Municipal Arganil, Érica Castanheira.
Após esta ação e em jeito de balanço, Carlos Cortes assinala: "Temos de ter cuidados redobrados nesta fase sensível, tendo o conta o regresso às aulas e o regresso à atividade laboral após as férias".
O presidente da SRCOM destacou a importância desta iniciativa para "relembrar os cuidados e os gestos essenciais para o combate ao vírus na nossa vida quotidiana", reforçando, pois, a ideia do cumprimento das medidas recomendadas para a prevenção da Covid-19, nomeadamente a utilização adequada das máscaras, a higienização das mãos e o distanciamento físico, e a etiqueta respiratória ao tossir e espirrar. "Dependemos todos uns dos outros, é muito importante assumirmos esta atitude pedagógica para ajudar, coletivamente, a combater o vírus", enfatizou.
O município de Arganil associou-se de forma entusiástica a esta iniciativa que decorreu na feira da vila e, entre outras medidas, difundiu os cartazes da campanha #RespeitoPelaVida em inúmeros locais deste mercado semanal. O mercado tem, aliás, regras apertadas de funcionamento e acesso na sequência da ação direta do município que tem protagonizado medidas concretas de prevenção. A título de exemplo, comerciantes e clientes têm acesso controlado ao recinto, uma vez que funcionários municipais só permitem a entrada na feira após higienização obrigatória das mãos com desinfectante e uso da máscara.
Nesta ação, para além do alerta visual através de cartazes, os membros da equipa fizeram ainda demonstrações da correta higienização das mãos com álcool gel.
Recorde-se que são cinco os passos fundamentais desta campanha de sensibilização. A saber: higienizar as mãos com frequência; usar sempre máscara em locais públicos; manter a distância física mínima de dois metros; evitar tocar com as mãos na boca, nariz ou olhos e ao espirrar ou tossir tapar a boca e o nariz com o antebraço.

#RespeitoPelaVida
A campanha tem como parceiros a Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro I.P, o Departamento de Saúde Pública da ARS Centro, a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, a Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior, o Núcleo de Estudantes de Medicina da Associação Académica de Coimbra e o Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade da Beira Interior.
A campanha cobre toda a região Centro e os locais onde se realizam as ações de sensibilização são sinalizados com a ajuda das autoridades locais, em função do nível de risco pandémico.
No âmbito da campanha #RespeitoPelaVida, foram realizadas ações nos seguintes locais: Praia de São Sebastião da Feira (Oliveira do Hospital); Praia Fluvial de Loriga (Seia); Praias da Barra e Costa Nova (Ílhavo); Praça do Peixe (Aveiro); Praia da Vagueira (Vagos), Praia da Tamargueira e zona junto à Muralha de Buarcos (Figueira da Foz), praias do Furadouro e Esmoriz (Ovar) e Feira quinzenal de Pampilhosa da Serra.
Para além das ações no terreno, a campanha é também ativada nas redes sociais, nas plataformas de comunicação da SRCOM e na comunicação social.
O site da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos disponibiliza a informação atualizada sobre a campanha em www.omcentro.com/p/campanha-respeitopelavida. Através desta ligação é possível aceder aos materiais informativos da campanha, consultar a agenda completa das ações a realizar e a informação relativa aos anteriores eventos, bem como aceder ao manual "Viver em tempo de Covid-19 / SARS-CoV-2".

 

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos