COVID-19 | Ordem dos Médicos do Centro e três patrocinadores oferecem equipamentos de telecomunicações

COVID-19 | Ordem dos Médicos do Centro e três patrocinadores oferecem equipamentos de telecomunicações

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos está a atuar em várias frentes para assegurar o melhor apoio aos médicos neste momento particularmente difícil e complexo, face à pandemia Covid-19. Através do seu gabinete de Formação Médica, coordenado pela médica de família e docente universitária, Inês Rosendo, e graças aos patrocínios de duas empresas da região Centro (Diatosta – Indústria Alimentar, S.A.; Construções J.J.R. & Filhos, S.A) e também com a ajuda do Rotary Clube da Figueira da Foz serão apetrechados os centros de saúde com equipamentos de comunicação.

Esta ajuda, fruto da união e solidariedade destas empresas e do movimento rotário, prende-se com a necessidade urgente de equipamentos para linhas telefónicas diretas para cumprir a norma da DGS que define a triagem de utentes com queixas agudas bem como o acompanhamento diário aos utentes quem estiverem em regime Covid-casa.

Assim, a partir de hoje, segunda-feira, estão disponíveis 135 telemóveis e 150 cartões de dados que serão uma ajuda fundamental prioritária na comunicação entre os utentes e os seus médicos, enfermeiros de família e restantes profissionais envolvidos na resposta aos doentes em vigilância e autocuidados (Trace COVID-19).

"Para continuar a suprir as necessidades de cartões e equipamentos nas instituições de cuidados de saúde primários, para já a oferta contempla 18 unidades de saúde que tinham pedido apoio (14 Unidade de Saúde Familiar e 3 Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados e 1 Área Dedicada Covid-19)", declara Inês Rosendo. "São equipamentos fundamentais nesta fase. A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos desenvolverá mais diligências neste âmbito para conseguir suprir mais pedidos que nos têm chegado", afirma ainda a coordenadora do Gabinete de Formação Médica da SRCOM.

"Graças a esta generosidade de toda a sociedade, a Ordem dos Médicos congratula-se pela melhoria do seguimento diário dos utentes que estão em casa. Esta é uma forma de contribuirmos para as soluções tão prementes nesta época. Juntos, servimos melhor toda a comunidade", salienta o presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, que agradece publicamente a generosidade das empresas e instituições. Esta é mais uma etapa para ajudar a superar as contingências desta pandemia.

Por outro lado, a Ordem dos Médicos continua a desenvolver esforços para avaliar as necessidades a nível nacional. O Bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, e a vogal do Conselho Regional do Centro, a médica anestesiologista Inês Mesquita, continuam a receber os contributos dos médicos de todo o País com as necessidades sentidas neste âmbito, uma vez que a telemedicina é uma ferramenta essencial, sobretudo, nesta altura de resposta à pandemia.
Recorde-se ainda que foi firmado um acordo entre a Secretaria de Estado da Transição Digital, o Ministério da Saúde e a NOS, a ALTICE, a NOWO e a Vodafone que permite ter acesso a mais dados móveis, chamadas de voz e mensagens, no número pessoal de telefone móvel dos profissionais de saúde.

 

 

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos