Serviço de Pediatria do Hospital Pêro da Covilhã recebe visita da Ordem dos Médicos

Serviço de Pediatria do Hospital Pêro da Covilhã recebe visita da Ordem dos Médicos

O vogal do Conselho Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Miguel Félix, deslocou-se ao Hospital Pêro da Covilhã, para visitar o serviço de Pediatria dirigido por Carlos Rodrigues. O diretor deste serviço do Centro Hospitalar da Cova Beira destaca a excelente colaboração com os hospitais centrais, tendo explicado que a maior dificuldade são os recursos humanos.
À data desta visita da Ordem dos Médicos, o serviço tem 10 médicos especialistas em Pediatria, três médicos internos de formação geral e dois em formação especializada.
Durante a visita (Consultas externas, Unidade de Cuidados Intermédios Neonatais, hospital de dia, Unidade de Desenvolvimento, berçário e zona de internamento) foi possível conhecer em detalhe a intensa atividade deste serviço e avaliar o impacto na escala de urgência, num futuro próximo, face à idade dos pediatras. De acordo com os indicadores mais recentes fornecidos pelo diretor de serviço, são realizadas entre 16 e 17 mil urgências pediátricas/ano. "Há uma preocupação transversal com as escalas de serviço porque, se os colegas que podem deixar de fazer urgência noturna o fizerem, ficaremos com problemas", lamenta Carlos Rodrigues.
A manhã desta visita da Ordem dos Médicos terminou com uma reunião com os médicos do serviço.

Recorde-se que, tendo em conta a falta de recursos humanos, a falta de investimento nas infraestruturas e equipamento no Serviço Nacional de Saúde, os dirigentes da Ordem dos Médicos, recentemente eleitos para o mandato 2020-2022, têm como objetivo, tal como no mandato anterior, continuar a visitar as diversas unidades da região Centro.

Esta visita ao serviço de Pediatria do Hospital Pêro da Covilhã, unidade do Centro Hospitalar da Cova da Beira, foi realizada na manhã de 6 fevereiro de 2020. O diretor clínico, Carlos Gomes, também deu as boas-vindas aos visitantes.

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos