Ordem dos Médicos visita Serviço de Pneumologia A dos Hospitais da Universidade de Coimbra

Ordem dos Médicos visita Serviço de Pneumologia A dos Hospitais da Universidade de Coimbra

O presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) acompanhado por um dos membros da Direção do Colégio de Pneumologia da Ordem dos Médicos visitou hoje o Serviço de Pneumologia A dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC). Respetivamente, Carlos Cortes e Tiago Alfaro, que também é pneumologista naquele serviço onde também coordena o laboratório de investigação, estiveram reunidos com toda a equipa médica, inteirando-se com detalhe dos desafios e das mais prementes dificuldades do serviço liderado pelo médico pneumologista e professor catedrático de Medicina, Carlos Robalo Cordeiro.

O processo de fusão dos hospitais públicos, no âmbito do qual se constituiu o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, terá trazido dificuldades acrescidas uma vez que não existe uma escala conjunta. Atualmente, dos 19 médicos especialistas do total, oito têm mais de 60 anos.
Após a reunião, o diretor do Serviço de Pneumologia HUC e Coordenador do Centro de Pneumologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, foi cicerone da visita ao internamento, zona das consultas, e à Urgência dos HUC.

A prevenção, o diagnóstico e o tratamento das doenças do aparelho respiratório são assumidas por esta especialidade médica. São cada vez mais frequentes, com tendência a aumentar, as doenças do aparelho respiratório, sendo responsáveis por perda de qualidade de vida, abstenção laboral. São, aliás, uma das principais causas de morte em Portugal. Os principais fatores de risco são o tabagismo e a poluição atmosférica.

Recorde-se que a Ordem dos Médicos do Centro prossegue as visitas aos serviços hospitalares da região, a fim de melhor conhecer a realidade destas unidades uma vez que enfrentam atualmente vários desafios designadamente a escassez de recursos humanos.

 

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos