Ordem dos Médicos visita Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Centro Hospitalar de Leiria

Ordem dos Médicos visita Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Centro Hospitalar de Leiria

Na sequência das visitas que tem vindo a efetuar aos diversos serviços e unidades de saúde, a Ordem dos Médicos deslocou-se ao Serviço de Ginecologia/Obstetrícia do Hospital S. André que integra o Centro Hospitalar de Leiria (CHLeiria).
O serviço é atualmente dirigido pelo Assistente Graduado Sénior, António Santiago.
Na reunião foi abordado, entre outros temas, o forte impacto decorrente da fusão das diversas unidades hospitalares e também o facto de, desde julho de 2016, este serviço dar resposta também à população de Ourém. Factos estes que resultaram no aumento exponencial da procura quer na urgência quer na consulta interna.

Outros impactos neste serviço: o cancelamento de tempos cirúrgicos por falta de anestesiologistas; o recente encerramento de uma ala do hospital que estava adstrita ao serviço e que está a causar transtorno nas condições de internamento, designadamente uma enfermaria dedicada à ginecologia; e a idade dos atuais médicos especialistas (45% dos médicos deste serviço têm mais de 50 anos); falta de recursos humanos em enfermagem e assistentes operacionais quer para apoiar a consulta externa quer no serviço de urgência.

Tal como está explicado no sítio oficial do CHLeiria, na internet, este serviço presta aos seus utentes cuidados nas áreas de Gravidez, Parto, Cuidados Perinatais, Ginecologia Geral, Patologia Cervical, Planeamento Familiar, Medicina da Reprodução, Ginecologia Geral, Patologia Cervical, Planeamento Familiar, Medicina da Reprodução, Ginecologia Urológica e Climatério/Menopausa. Dispõe de uma urgência autónoma que funciona 24 por dia, atendendo as situações de urgência ginecológica ou obstétrica. O Bloco de partos está na urgência.

No âmbito desta visita que decorreu na manhã do dia 26 de setembro de 2018, o presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, reuniu também com os médicos internos do serviço.

 

© Fotos/SRCOM – Paula Carmo  

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos