Ordem dos Médicos visita Serviço de Medicina Interna do Hospital Distrital da Figueira da Foz

Ordem dos Médicos visita Serviço de Medicina Interna do Hospital Distrital da Figueira da Foz

 O presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) deslocou-se ao Hospital Distrital da Figueira da Foz, E.P.E, para conhecer o serviço de Medicina Interna, atualmente dirigido pela médica Amélia Pereira. Nesta visita, Carlos Cortes contou também com a participação da vogal do Conselho Regional do Centro, Inês Mesquita. 

Na reunião que antecedeu a visita ao serviço (unidade de internamento e consultas), a diretora fez uma caracterização detalhada e apresentou os indicadores contratualizados para 2016 bem como os indicadores de produção no período 2003 a 2016. Vários problemas foram apontados como obstáculo ao dia-a-dia mas há um que se destaca: "O pior problema, neste momento, são os computadores. Perdemos muito tempo na consulta e na urgência devido a problemas informáticos", sustentou a diretora de serviço de Medicina Interna.
À data desta visita da Ordem dos Médicos, o serviço possui 15 médicos especialistas em Medicina Interna e 11 médicos internos.

Para a abordagem clínica exaustiva a cada doente e com doentes cada vez mais complexos, este serviço possui, entre outros e para além da Consulta geral de Medicina Interna: Consulta de Medicina Agudos (pioneira neste hospital e que já se alargou a toda a unidade hospitalar); Consulta de Doenças Auto-imunes; Consulta de Diabetologia; Consulta de Oncologia; Consulta decisão terapêutica oncológica; Consulta Pé Diabético; Consulta Hepatologia.

Para além da vertente assistencial (consulta externa e urgência), este é um serviço com especial dedicação à formação, com Internos do Ano Comum e Internos do Internato Complementar. Além da formação dos internos do Serviço (que complementam com a realização de estágios também em Espanha, França e Inglaterra), o serviço presta apoio à formação dos médicos recém formados do Ano Comum, de Medicina Geral e Familiar e/ ou de outras especialidades médicas.

Recorde-se que, tendo em conta a falta de recursos humanos, a falta de investimento nas infraestruturas e equipamento no Serviço Nacional de Saúde, Carlos Cortes tem estado a visitar as diversas unidades da região Centro.
A visita à unidade hospitalar da Figueira da Foz, situada na Gala, foi realizada na manhã de 14 de dezembro de 2017 e marcou o início das visitas da Ordem dos Médicos aos serviços de Medicina Interna da região Centro. Este hospital tem uma envolvência especial, tão perto da orla Atlântica.

Partilhe nas redes:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Ordem dos Médicos