Juramento de Hipócrates | Novo texto estreado em Coimbra

Juramento de Hipócrates | Novo texto estreado em Coimbra

A cerimónia do Juramento de Hipócrates, destinada a todos os novos Médicos inscritos na Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM), decorreu a 19 de novembro, domingo, pelas 14h00, no Grande Auditório do Convento São Francisco, em Coimbra. 

Pela primeira vez em Portugal, este compromisso solene baseou-se no novo texto do Juramento de Hipócrates, novidades introduzidas pela Associação Médica Mundial na reunião realizada em Chicago (Estados Unidos da América), em outubro. 

Para além dos médicos inscritos na SRCOM, prestaram também Juramento médicos formados em Lisboa, Porto e universidades estrangeiras, inscritos nas restantes secções regionais. Neste ato solene, estiveram presentes o Bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, e os Presidentes das Secções Regionais da Ordem dos Médicos do Norte, Centro e Sul, respetivamente, António Araújo, Carlos Cortes e Alexandre Valentim Lourenço, para além de outros representantes da comunidade médica. 

Carlos Cortes, presidente da SRCOM, foi o anfitrião desta cerimónia de profundo significado na vida profissional dos médicos e, no âmbito da qual, a Oração de Sapiência foi proferida pela ex-ministra da Saúde, Maria de Belém Roseira. "Juramento de Hipócrates, vinculação, agir profissional e valores" foi o título da sua intervenção. 

O Juramento de Hipócrates simboliza a profissionalização de 358 jovens médicos formados em 2017. Serão entregues as respetivas cédulas profissionais, perante os seus mestres, familiares e destacados representantes das instituições da região. 

A oração de Sapiência foi proferida pela Dr.ª Maria de Belém Roseira. 

 

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos