American College of Surgeons distingue Professor Francisco Castro e Sousa com o título de “Honorary Fellow”

American College of Surgeons distingue Professor Francisco Castro e Sousa com o título de “Honorary Fellow”

O Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Francisco Castro e Sousa, foi distinguido pelo "American College of Surgeons" com o título de "Honorary Fellow. A cerimónia de entrega das insígnias, que pela primeira vez premeia um Cirurgião Português, realizou-se no dia 22 de Outubro aquando da inauguração oficial do " 103 th Annual Clinical Congress of ACS" em S Diego (Estados Unidos da América).

É vasto o percurso académico, clínico e hospitalar do Professor Catedrático Jubilado de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (cerimónia de jubilação decorreu a 30 de junho deste ano no auditório do Centro de Congressos do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra E.P.E. (CHUC), data em que proferiu a última lição).

Francisco José Franqueira de Castro e Sousa, Professor Catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, desde 1990, foi diretor da Faculdade de Medicina da UC entre 2004 e 2009.

 

Nasceu em Coimbra a 19 de Maio de 1947, filho de Francisco de Castro e Sousa e de Maria de Lourdes de Azevedo Franqueira Dias de Castro e Sousa. Em 1969, obteve, com a classificação final de 19 valores, a licenciatura em Medicina pela Universidade de Coimbra, onde, em Outubro de 1982, prestou provas públicas de Doutoramento em Medicina com a dissertação "Tratamento Cirúrgico da Ascite Cirrótica" com a qual foi aprovado por unanimidade, com distinção e louvor. Obteve a especialidade de Cirurgia Geral em 1976 com a classificação final de Muito Bom com distinção e louvor.
Na carreira hospitalar, desempenhou o cargo de Chefe de Serviço dos Hospitais da Universidade de Coimbra, desde 1988 e com a classificação final de 20 valores. Foi Diretor do Serviço de Cirurgia III dos Hospitais da Universidade de Coimbra (Serviço de Cirurgia A do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra) de que foi membro da Direção Clínica (1988 a 1995).

Foi "Médecin Resident Étranger dês Hôpitaux de Paris" no Serviço do Professor Henri Bismuth e do Professor Monod-Brocca (1977 a 1980). Para além de França, esteve na qualidade de professor e cirurgião, em visita ou a realizar estágios, em diversos outros países, tais como Espanha, Estados Unidos da América e Dinamarca. Foi Presidente da Sociedade Portuguesa de Coloproctologia (1997 a 1999).
É membro da Sociedade Portuguesa de Cirurgia (desde 1976), tendo sido seu Presidente (1994 a 1996).
É Professor Honorário da Universidade Complutense, e membro honorário da "Association Française de Chirurgie", da "Academia Romana di Chirurgia" e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Digestiva.

Membro efetivo de várias Sociedades Científicas nacionais ou internacionais, é Presidente do Capítulo Português do "American College of Surgeons" (desde 2009) que agora lhe atribuiu esta distinção.

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos