Coimbra: Carlos Cortes visita Maternidade Dr. Daniel de Matos

Coimbra: Carlos Cortes visita Maternidade Dr. Daniel de Matos

Escassez de recursos humanos, hiato geracional entre o corpo clínico, indefinição quanto ao futuro em resultado do processo de fusão das maternidades existentes em Coimbra (no âmbito do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra), foram alguns dos temas discutidos no âmbito da visita do presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, à Maternidade Dr. Daniel de Matos.
Carlos Cortes visitou demoradamente toda a maternidade, desde a Consulta Externa, o Bloco de Partos, a Urgência e a Unidade de Cuidados Especiais. Foi cicerone desta visita o Professor Doutor José Barros, Diretor da Unidade de Gestão Intermédia Saúde Materno Fetal, também elemento do Conselho Regional do Centro da Ordem dos Médicos.
A Maternidade Dr. Daniel de Matos, situada na Rua Miguel Torga, assinalou a passagem do seu centenário em 2011. Recorde-se que, até 2011, já ali tinham nascido 179 000 bebés. A resenha histórica dos principais momentos desta maternidade fazem parte, aliás, de um grande painel colocado no hall principal.
O decreto fundador da então designada "Maternidade de Coimbra" remonta a 1911 e a mais antiga maternidade do país sempre se pautou pela excelência na prestação dos cuidados assistenciais. Há muito que é propalada a intenção de mudança para o edifício central do polo HUC – CHUC, o que é encarado como um fator positivo pelos responsáveis pela maternidade, mas a transferência tem tardado em concretizar-se.

 

Legenda foto principal:

Presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, diretor do Serviço de Obstetrícia do Polo A – Maternidade Daniel de Matos, Paulo Moura, e diretor UGI Saúde Materno Fetal, José Barros. 

 

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos