“Casa cheia” na apresentação do livro do Prof. Doutor Manuel Teixeira Veríssimo

“Casa cheia” na apresentação do livro do Prof. Doutor Manuel Teixeira Veríssimo

Com sala cheia, o Prof. Doutor Manuel Teixeira Veríssimo apresentou, na Miguel Torga da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM), o livro "Geriatria Fundamental – Saber e Praticar", do qual é coordenador e autor.

 

“Este livro representa para mim um gosto, uma necessidade e também um desafio”, afirmou, explicando que foi “um gosto poder contribuir modestamente com esta obra que irá fazer com que os idosos possam ser melhor tratados. Mas ao mesmo tempo era uma necessidade. Não há nenhuma do género em Portugal feita por autores portugueses, todos cientificamente reconhecidos nas suas respetivas áreas, e que deste modo contribuiram para esta obra que penso ser de fácil acesso e que poderá ser útil aos alunos de medicina e outros profissionais da saúde que lidam com os idosos. Todos eles precisam saber e conhecer que há pormenores necessários a adaptar nas pessoas mais idosas”.

Quanto ao facto de ter sido um desafio pessoal, o Professor reconheceu que “não é fácil coordenar 42 autores principais, e outros co-autores, na organização de um livro deste género. Foi para mim enriquecedor contactar com eles com a certeza de que colaboraram com uma vontade extrema”.

 

O Presidente da SRCOM presidiu à cerimónia, aproveitando a ocasião para enaltecer o que o autor/coordenador desta obra representa para ele próprio e para todos os médicos. Desta forma, realçou a grandeza científica – que soube demonstrar ao longo dos anos através do trabalho empenhado no HUC (hoje CHUC), através dos várias cargos que ocupou ao serviço da saúde nas diversas  instituições onde trabalhou –  e a sua dimensão como formador – nomeadamente como professor/regente cadeira de Geriatria da FMUC e como Coordenador  do Mestrado de Geriatria. Por último, mas não menos importante, realçou a sua dimensão humana “condição essencial para a publicação de uma obra destas”.

 

No dia em que se comemorou o Dia Internacional do Idoso, o lançamento deste livro não podia ser mais pertinente.  O Dr. Carlos Cortes terminou “felicitando os 42 autores pelo importante contributo que dão à ciência, aos médicos que todos os dias se empenham para tratar o doente idoso e sobretudo o importante contributo que vão dar à sociedade".

 

A apresentadora da obra, Prof. Doutora Helena Saldanha, Professora Jubilada da FMUC, foi ao encontro da ideia transmitida pelo Dr. Cortes ao realçar, na sua interessante intervenção, que “nos 42 capítulos deste livro está toda a informação necessária para que os médicos possam aconselhar os seus doentes a viverem o mais tempo possível mas de forma independente e feliz”.

 

A apresentação da obra “Geriatria Fundamental – Saber e Praticar” foi integrada nos eventos realizados este ano pelo Fórum Regional do Centro das Ordens Profissionais (FRCOP) sobre o "Envelhecimento Ativo e Saudável, marcando presença no encontro a Presidente do FRCOP, Prof. Doutora Ana Cristina Rama.

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos