Ordem dos Médicos do Centro exorta CHUC a respeitar as prioridades do plano de vacinação

Começa no dia 6 de janeiro o segundo período de vacinação de profissionais no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), um momento muito importante já que irá contribuir para proteger os profissionais mais expostos aos riscos e dar condições de segurança aos doentes. A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) pede que sejam escrupulosamente respeitados os critérios de prioridade do Plano de Vacinação Contra a COVID-19 definidos pela ‘task-force’ e pelo Ministério da Saúde,  uma vez que têm chegado à Ordem dos Médicos queixas de vários profissionais do CHUC que, fazendo parte integrante do grupo de risco e estando expostos diariamente ao vírus SARS-CoV-2, não foram ainda chamados para vacinação como definido superiormente. 

Considerando, pois, que amanhã irá decorrer mais uma etapa de vacinação no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, e em face dos problemas reportados, a SRCOM solicita que o processo corra de forma adequada e respeitando as indicações do plano de vacinação.

“Temos de garantir que os profissionais com maior probabilidade de exposição à COVID-19 e que que fazem parte dos serviços essenciais estejam efetivamente a ser vacinados. Não se pode pedir aos profissionais para estarem na linha da frente e depois não serem esses mesmo a estar incluídos nos grupos prioritários”, alerta o presidente da SRCOM. 

Carlos Cortes sublinha ainda que urge cumprir com todas as definições do Ministério da Saúde e da respetiva ‘task-force’ em relação aos grupos prioritários de vacinação.

Coimbra, 5 de janeiro 2021

Partilhe nas redes:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Ordem dos Médicos