“É insustentável o encerramento do Serviço de Urgência Geral do Hospital Santo André, em Leiria, hoje a partir das 22h00 por falta de médicos”

O Serviço de Urgência Geral do Hospital de Santo André, em Leiria, encerra hoje às 22h00 por incapacidade de resposta das escalas médicas. Para o presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, tal situação “gravíssima” resulta de “uma gestão negligente” por parte do Ministério da Saúde que pode redundar em consequências graves para a população.

Após contacto com a Direção Clínica do hospital de Leiria, Carlos Cortes dá conta de que “estão, neste momento, 140 doentes dentro da urgência e o próprio hospital não tem capacidade para assumir mais doentes”.

“Não há médicos na área da Medicina Interna e da área generalista”, pelo que, acrescenta, “o hospital está a aconselhar os doentes a dirigirem-se às urgências dos Hospitais da Universidade de Coimbra. Esta situação é inédita para um hospital desta importância e configura o que está a acontecer em todo o Serviço Nacional de Saúde: uma rutura muito preocupante da sua capacidade de resposta”.

“Recorde-se que, dada a gravidade da situação que tem ocorrido no Hospital de Leiria, a SRCOM apelou recentemente à intervenção direta da Ministra da Saúde que, até ao momento, não deu qualquer resposta concreta para resolver este problema, configurando um ato de profunda negligência e irresponsabilidade para a população do distrito de Leiria”, alerta.

“É de lamentar que o poder político esteja, neste momento, mais preocupado em tentar silenciar a Ordem dos Médicos através do Projeto Lei n.º 974/XIV/3ª – uma autêntica ‘Lei da Rolha’ – do que a resolver os problemas dos doentes e ajudar o Serviço Nacional de Saúde”. Carlos Cortes reitera o seu apelo para “a presença e intervenção da ministra da Saúde, com caráter emergente, no hospital de Leiria, para que possa perceber a realidade deste hospital e do que está a acontecer no Serviço Nacional de Saúde”.

Coimbra, 12 de outubro 2021

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos