Capacidade de formação de médicos especialistas aumentou 18 por cento em 2017

Este ano existe capacidade para obter o maior mapa de vagas de sempre para a formação de médicos especialistas em Portugal, tendo em conta o número de capacidades formativas identificadas pela Ordem dos Médicos.

Na Região Centro, de acordo com a avaliação das condições de acesso à formação específica efetuada pelos 47 colégios de especialidades, estão identificadas 318 capacidades formativas, o que corresponde um aumento de 18 por cento em relação ao ano passado. Em relação a 2015, o aumento é de 22 por cento.

Segundo os dados recolhidos pela Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, no processo de determinação de capacidades formativas para o Internato de Formação Específica que tem início em 2017, todos os distritos registam aumento em relação aos últimos anos.

"A Ordem dos Médicos tem desenvolvido um esforço importante na identificação de todas as capacidades formativas no País, apesar das dificuldades existentes, nomeadamente, as fusões hospitalares, o menor número de serviços, a diminuição do número de médicos especialistas (para formar os mais jovens) e a falta de condições proporcionadas pela tutela. Foi possível elaborar um mapa de capacidades formativas que o Ministério da Saúde poderá traduzir no maior mapa de vagas, de sempre, para formação de especialistas", diz o presidente da Secção Regional do Centro da Ordem.

 

Coimbra, 5 de maio de 2016 

 

 

 

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos