No passado dia 1 de julho de 2025 decorreu a cerimónia de tomada de posse dos órgãos sub-regionais de Viseu da Ordem dos Médicos em Viseu, eleitos estatutariamente para o quadrénio 2025-2029 sob o lema “Unidos na valorização dos cuidados de saúde”. O evento reuniu várias personalidades de relevo, simbolizando uma aliança interinstitucional focada na melhoria contínua dos serviços prestados à população.
A sessão contou com a presença do Presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Manuel Teixeira Veríssimo, que destacou a importância da instituição em prol da qualidade da Saúde em Portugal. Esteve também presente a Vereadora da Câmara Municipal de Viseu com o pelouro da Saúde, Mara Almeida, reforçando o compromisso do município com políticas públicas de proximidade e prevenção.
A presidente do Conselho Sub-regional de Viseu, Liane Carreira, afirmou que este “é um momento marcante não apenas individualmente mas também para a comunidade médica da nossa região . A confiança que nos foi novamente requisitada representa um compromisso com valores fundamentais da nossa profissão: rigor, ética, ciência, e, acima de tudo, o serviço ao doente”.
Manuel Teixeira Veríssimo desejou os maiores sucessos a esta equipa e destacou a disponibilidade dos seus membros em prol da Medicina e da vivência para a comunidade em geral. ” A Ordem dos Médicos pugna pela melhores cuidados à população. Tem como primeira missão a qualidade dos atos praticados, graantindo desde logo a garantia da qualidade da formação médica”, assinalou. Por impossibilidade de agenda, o Bastonário de Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, enviou uma mensagem em vídeo.
Nesta sessão protocolar e representando a ULS Viseu Dão Lafões, marcaram presença a Diretora Clínica para os Cuidados de Saúde Primários, Rita Figueiredo, e a Adjunta da Direção Clínica dos Cuidados Hospitalares, Sandy Ribeiro. A vertente jurídica esteve representada pela Presidente da Delegação de Viseu da Ordem dos Advogados, Maria de Fátima Almeida, e pela Vogal da mesma Delegação, Carla Baltazar.
Recorde-se que esta equipa, cujo mandatário foi o médico Carlos Daniel (ali presente também), foi eleita com um objetivo comum: valorizar e reforçar os cuidados de saúde na região de Viseu.








