Tomada de Posse na SRCOM: Continuidade e Compromisso com a Qualidade da Saúde

Tomada de Posse na SRCOM: Continuidade e Compromisso com a Qualidade da Saúde

Os órgãos dirigentes da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) deram início ao seu novo mandato, num clima de continuidade, responsabilidade e renovado compromisso com a qualidade dos cuidados de saúde. A cerimónia, que decorreu na Sala D. Afonso Henriques no Convento São Francisco (Coimbra), dia 27 de junho, ficou marcada por momentos de reconhecimento e inspiração, neste evento em que começou o segundo mandato da equipa liderada pelo presidente reeleito Manuel Teixeira Veríssimo.

“Somos uma equipa unida e motivada para continuar a dar o nosso contributo à causa da defesa da qualidade da saúde que é prestada à população”, afirmou o presidente durante o seu discurso. A estrutura que agora assume funções mantém essencialmente os mesmos rostos que iniciaram o trabalho há dois anos, o que, segundo o dirigente, garante a consistência e a determinação necessárias para enfrentar os desafios atuais e futuros da Medicina. A cerimónia reforçou o espírito de missão da SRCOM: “Estaremos sempre do lado da solução e não do problema.”

Sob o lema “Ser médico hoje, um desafio para o futuro”, a direção compromete-se a equilibrar as exigências do presente com a necessidade de antecipar o futuro. Num cenário de instabilidade no sistema de saúde português, a equipa da SRCOM manifesta total disponibilidade para colaborar com as autoridades e outras entidades profissionais na busca de soluções sustentáveis e eficazes.

Entre os principais eixos do novo mandato, destacam-se: Defesa da qualidade da saúde, com acompanhamento regular das instituições da região Centro; Exigência na formação médica, como base para garantir especialistas à altura dos novos desafios; Revalorização das carreiras médicas, essenciais para o bom funcionamento do SNS; Promoção da liderança médica, incentivando maior protagonismo dos médicos nas estruturas de decisão; Bem-estar dos profissionais, com medidas concretas como habitação temporária para médicos em formação e apoio a situações de burnout e violência.

Outro destaque do novo ciclo é a mudança da sede da SRCOM e a requalificação da atual para acolhimento de médicos em formação. O presidente terminou a sua intervenção com agradecimentos à equipa de mais de 100 médicos envolvidos no projeto, ao coro da SRCOM pela atuação na cerimónia, à apresentadora do evento a médica de família Liliana Constantino, e a todo o staff que contribuiu para a organização do evento.

Também o bastonário da Ordem dos Médicos, empossado no dia anterior em Lisboa, foi um dos oradores nesta cerimónia. Carlos Cortes, a quem Manuel Teixeira Veríssimo sucedera no anterior mandato da SRCOM, saudou a continuidade como “a confirmação de um bom trabalho” e também “de um caminho certo na defesa dos cuidados de saúde e do Serviço Nacional de Saúde”. Ao fazer notar que o desempenho do Governo na área da Saúde não é positivo há mais de uma década, Carlos Cortes chamou a atenção para o êxodo médico do SNS e a dificuldade de atração dos médicos mais jovens para o sistema público de saúde. É por isso que, a seu ver, é necessária uma reflexão estratégica como o Fórum “Um rumo para a Saúde” que, anunciou, “irá envolver profissionais, decisores e agentes do setor, com o objetivo de elaborar um documento a entregar oa governo e à Assembleia da República”.

Partilhamos algumas imagens captadas no evento em Coimbra.

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos