A cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos dirigentes da Sub-Região de Leiria da Ordem dos Médicos (SRLOM) decorreu no dia 24 de junho de 2025, na sua sede. O evento marcou o início oficial do quadriénio 2025-2029, com a assinatura dos autos de posse dos membros da Mesa da Assembleia, do Conselho Sub-Regional e da Assembleia de Representantes.
O médico-cirurgião Nuno Rama assumiu de novo a presidência do Conselho Sub-Regional de Leiria e, na sua intervenção, Nuno Rama destacou quatro pilares fundamentais para o seu mandato: história, união, liderança e planeamento do futuro.
Momentos antes, o delegado da candidatura da lista eleita estatutariamente para o próximo quadriénio, Rui Passadouro da Fonseca – e que já exerceu a presidência do Conselho Subregional de Leiria em momentos muito marcantes, tais como a resposta da Ordem dos Médicos aos incêndios de Pedrógão Grande e à pandemia da COVID-19 – destacou a importância da instituição no exercício pleno da Medicina. A seu ver, as questões éticas são de primordial importância.
Já o presidente da SRCOM, Manuel Teixeira Veríssimo, elogiou o trabalho de todos os que formam esta equipa e destacou também a presença e constante disponibilidade de Rui Passadouro ao longo de muitos anos. Na sua intervenção, reforçou ainda o compromisso da Ordem com a qualidade dos cuidados de saúde e a valorização da formação médica. “A excelência da formação médica portuguesa deve-se muito à disponibilidade de mais de mil médicos que, anualmente, se dedicam à Ordem dos Médicos”, afirmou. “Garantir a qualidade dos médicos à população é o papel primordial da Ordem, sem esquecer a defesa dos médicos”, sublinhou. Manuel Teixeira Veríssimo abordou ainda a importância de a liderança ser protagonizada por médicos, que, a seu ver, melhor conhecem a realidade. Por fim, desejou as maiores felicidades a todos os membros da SRLOM.
A cerimónia contou ainda com a presença do presidente do Conselho de Administração da ULS da Região de Leiria, Manuel Carvalho, bem como a diretora clínica para a área hospitalar da ULS da Região de Leiria, Catarina Faria.








