A Casa da Comunidade Sustentável da Junta de Freguesia da Glória, em Aveiro, foi o local onde se realizou a cerimónia de homenagem aos Médicos que completaram, em 2025, os 25 e 50 anos de inscrição na sua Ordem, numa sessão organizada pelo Conselho Subregional de Aveiro e cuja sessão contou com a presença do presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Manuel Teixeira Veríssimo.
Neste fim de tarde do dia 13 de junho, foram entregues as medalhas que prestam homenagem à dedicação e ao compromisso no desempenho do papel essencial na Saúde.
Foi um evento onde se cruzaram várias gerações, resultando numa cerimónia muito emotiva. Alguns colegas recordaram que em 1975 integraram as equipas do Serviço Médico à Periferia em aldeias recônditas. Aliás, em 1975 muitas dezenas de jovens médicos deixaram os grandes centros urbanos (Lisboa, Porto e Coimbra) para ‘prestar’ cuidados de saúde em aldeias que, à época, estavam mergulhadas num isolamento e pobreza. Os médicos, eles próprios, foram viver para esses locais inóspitos. Neste movimento de solidariedade e entrega, muitos designam o SMP como a génese do Serviço Nacional de Saúde.








