A cerimónia de doação da biblioteca do Prof. Dr. António Poiares Baptista pela família ao Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais decorreu ao final da tarde do dia 28 de maio, integrada no programa do II Colóquio dos Museus das Ciências da Saúde. Foram também expostas, a título de empréstimo temporário, algumas distinções honoríficas e os símbolos das insígnias doutorais, a borla e capelo.
A cerimónia, que decorreu na Biblioteca Científica do Hospital Colónia Rovisco Pais, contou com as intervenções de Alexandre Lourenço (Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde de Coimbra), de Pedro Masson Poiares Baptista (em nome de toda a família Poiares Baptista) e de Pedro Cardoso (Vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede). Foi descerrada uma placa alusiva a esta doação. O filho do renomado Professor de Dermatologia agradeceu à família, em especial à sua mulher pela ideia, e também a todos os que contribuíram para este feliz momento, destacando, a este propósito, o contributo de Cristina Nogueira, historiadora que desde 2017 colabora com o Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais na salvaguarda e revitalização do património do antigo Hospital Colónia Rovisco Pais, na Tocha.
Nesta cerimónia, estiveram presentes, entre muitas outras personalidades, o presidente da ULS Coimbra, Alexandre Lourenço; o Diretor/coordenador do Conselho Diretivo do Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais, Jorge Laíns; o administrador hospitalar que integra o Conselho Diretivo do Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais, Licínio Carvalho; o vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Pedro Cardoso; o presidente da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Instituto Politécnico de Coimbra, Graciano Paulo; a Subdiretora da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Margarida Gonçalo; e o presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Manuel Teixeira Veríssimo.












Síntese biográfica:
António Vasco Beltrão Poiares Baptista nasceu a 20 de Setembro de 1927 em Ançã (Cantanhede). Licenciou-se em 1951 pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (com 18 valores). Especialista em Dermatologia pela Faculdade de Medicina de Paris (1953-56), bolseiro do Governo Francês como Assistente Estrangeiro (1956-57) e bolseiro da Fundação Gulbenkian para Doutoramento (1961-62) no Hospital de Saint Louis (Paris), sob orientação do Prof. Robert Degos. Foi Professor de Dermatologia na Faculdade de Medicina de Coimbra de 1965 a 1997 e nesse mesmo período Diretor da Clínica de Dermatologia e Venereologia dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC). Chefe do Internato Médico dos HUC (1969-74), foi também Diretor dos HUC entre 1974 e 1978.
Presidente do Conselho Científico da Faculdade de Medicina (1978-92) e Director daquela Faculdade de 1990 a 1994. Foi Vice-Reitor da Universidade de Coimbra durante 8 anos (1982-90).
Dos muitos outros cargos que exerceu, destacamos os seguintes: Presidente da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia, Vice-Presidente da Associação dos Dermatologistas Francófonos, Presidente da Comissão Nacional de Avaliação Externa das Faculdades de Medicina e Medicina Dentária, Presidente do Conselho Nacional de Avaliação de Formação da Ordem dos Médicos. Era Membro da Academia Nacional de Medicina de França, da Academia Portuguesa de Medicina e da Real Academia de Medicina de Salamanca.
Autor ou co-autor de vários livros de Dermatologia e de cerca de 300 artigos científicos publicados (em Portugal e no estrangeiro).
Foi Cônsul Honorário de França em Coimbra entre 1975 e 1997 e Presidente da Alliance Française de Coimbra. O Professor Poiares Baptista desempenhou inúmeros cargos na Ordem dos Médicos, onde estava inscrito, na Secção Regional do Centro, desde 10 de Dezembro de 1951.
Entre as diversas distinções que recebeu, destacamos as seguintes: Grande Oficial da Ordem de Santiago de Espada, Cavaleiro da Ordem National de Mérito de França, Medalha de Prata de Serviços Distintos do Ministério da Saúde, Medalha de Mérito da Ordem dos Médicos, Cavaleiro da Ordem Nacional do Leão do Senegal, Medalha de Prata do Mérito Cultural de Cantanhede.
Era vice-presidente da Mesa da Assembleia-Geral da Associação dos Antigos Estudantes de Coimbra. Teve uma extraordinária carreira enquanto nadador da Associação Académica de Coimbra, uma atividade desportiva que manteve até pouco tempo antes de falecer, tendo chegado a ser, já depois dos 90 anos, um dos quatro melhores nadadores do mundo na classe Masters.
Ilustre figura da Medicina de Coimbra, António Poiares Baptista tem agora parte do seu espólio disponível à fruição e admiração pública.