“O exercício físico é um antagonista natural do envelhecimento”, disse hoje, em Tondela, o presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Manuel Teixeira Veríssimo, no “Seminário Qualidade de Vida – Exercício Físico, Saúde e Bem-Estar 2025”. Uma mensagem que, aliás, tem vindo a repetir sempre que é necessário chamar a atenção para as vantagens do exercício físico no processo de envelhecimento ativo e saudável..
O evento, cuja abertura oficial esteve a cargo da presidente da Câmara, Carla Antunes Borges, teve como primeiro painel o tema “Envelhecimento ativo e saudável – exemplos práticos”. Manuel Teixeira Veríssimo, fez a sua intervenção subordinada ao tema “Atividade Física como Pilar do Envelhecimento Ativo”.
No mesmo painel, foram intervenientes sobre o tema “O Programa Saúde em Dia – Abordagens Diferentes, Mesmo Objetivo”: Pedro Peixe, técnico no Projeto Seniores em Forma (Associação de Moradores de Santa Ovaia de Cima) e Isabel Rodrigues, do programa Combate ao Sedentarismo (AJUDA), que fez toda a plateia dançar ao som da “sua” zumba.
Com a organização do município, e em parceria com as unidades de saúde do concelho e Centro Municipal de Exercício Físico – Saúde e Bem-Estar (CMEF-SABE), este seminário teve como tema central “Qualidade de Vida”.
Nesta edição, que decorreu no auditório municipal de Tondela, foram abordadas três temáticas principais: o envelhecimento ativo, a saúde preventiva e o impacto do exercício físico na doença de Alzheimer.


