“Temos uma obrigações técnicas mas, sobretudo, humanas”

“Temos uma obrigações técnicas mas, sobretudo, humanas”

Decorreu no dia 6 de fevereiro a receção aos médicos internos em Leiria, cerimónia organizada pelo Conselho Sub-regional de Leiria da Ordem dos Médicos que convidou todos os Médicos Internos de Formação Geral e Especializada recém-chegados à região a participarem na sessão.

A cerimónia, que contou com a apresentação de Inês Vieira, vogal do Conselho Sub-regional, decorreu na Ordem dos Médicos e redundou numa oportunidade de convívio, partilha de experiências, dando assim início a uma nova e promissora etapa na carreira médica.

Nesta sessão, foram intervenientes Nuno Rama e Manuel Teixeira Veríssimo e Manuel Carvalho, respetivamente, o Presidente do Conselho Sub-Regional de Leiria, o Presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos e o Presidente do Conselho de Administração da ULS Região de Leiria.

“Ser médico é mais do que ter obrigações técnicas. Ser médico é ter gosto – e isso é gratificante – em dar qualidade de vida a uma pessoa com problemas de saúde. Devem ter sempre este espírito humanista”, acentuou Manuel Teixeira Veríssimo. Para tal, o dirigente não esqueceu ainda a necessidade da “dignificação da carreira médica”, lembrando também que os médicos precisam de qualidade (na vida pessoal e profissional) e condições de trabalho para responder aos problemas. O presidente da SRCOM não esqueceu ainda “os problemas do SNS” que, mau grado todos os constrangimentos, responde ainda às necessidades do nosso País. “O SNS é o mais importante para a população portuguesa, por isso é tão importante tentar melhorá-lo e encetar as alterações estruturais necessárias”, defendeu Manuel Teixeira Veríssimo.


O evento, que contou com ampla participação dos jovens médicos, contemplou ainda quatro palestras: “Riscos e oportunidades para a Saúde: Migrantes e vacinas”, pela médica de Saúde Pública Ana Silva e a enfermeira Dina Pascoal; “Tuberculose – alerta clínico”, pelo enfermeiro Hélder Carreira; “Migrantes – acesso à saúde”, por Pedro Valente da ULS da Região de Leiria; e Paulo Batista Santos, Secretário da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria.

Parabéns e votos de muitos sucessos para todos!

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos