Homenagem a Eduardo Castela, pioneiro da telemedicina em Portugal

Homenagem a Eduardo Castela, pioneiro da telemedicina em Portugal

Integrada no VII Encontro Nacional de Telemedicina decorreu, hoje, em Condeixa, a sessão de homenagem ao Integrada no VII Encontro Nacional de Telemedicina decorreu, hoje, em Condeixa, a sessão de homenagem ao cardiologista pediátrico, Eduardo Castela, fundador do Serviço de Cardiologia Pediátrica do Hospital Pediátrico (atual ULS de Coimbra) e pioneiro da aplicação da telemedicina em Portugal.

Familiares, colegas e amigos, estiveram presentes para enaltecer a prática da telemedicina liderada pelo cardiologista pediátrico Eduardo Castela, que desde 1998 – inicialmente em áreas do território nacional, e em seguida expandindo a Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa – ajudou a desenvolver e consolidar um instrumento e práticas inovadoras que se mantêm em atividade regular sem qualquer interrupção desde então.

O presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Manuel Teixeira Veríssimo, foi um dos oradores nesta sessão, destacando “a perseverança” do seu ‘amigo de longa data’ Eduardo Castela. “A telemedicina é futuro”, disse, deixando antever nas suas palavras a necessidade de mudança no Serviço Nacional de Saúde (SNS). “O SNS poderia ter muito mais telemedicina. Para isso, é necessária uma reformulação e a existência de sistemas informáticos mais capazes”, acentuou Manuel Teixeira Veríssimo. Falando ainda em representação do Bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, o presidente da SRCOM deixou bem vincado o reconhecimento público da instituição ao pioneirismo do médico cardiologista Eduardo Castela na telemedicina em prol da saúde de todos.

Foram ainda oradores nesta sessão, Fernando Mota, Vice-presidente da Associação Portuguesa de Telemedicina; Maria de Belém Roseira, ex-ministra da Saúde (1995-1999) e sócia fundadora da Associação Portuguesa de Telemedicina; Alexandre Lourenço, presidente do Conselho de Administração da ULS Coimbra; e Vanda Azevedo, ex-Coordenadora do Programa Nacional de Telemedicina da República de Cabo Verde.

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos