O presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos foi um dos intervenientes nas X Jornadas da Bairrada e VIII Encontro de Recém-especialistas organizadas em formato híbrido, online e presencialmente no Cineteatro Messias, na Mealhada.
Na sessão de abertura deste evento, Manuel Teixeira Veríssimo destacou a importância destas iniciativas científicas e salientou o papel dos cuidados de Saúde Primários no atual modelo das unidades locais de saúde (ULS) que são um desafio para todos porque visam, antes de mais, a integração de cuidados. “Se o modelo for bem implantado tem mais vantagens do que desvantagens. Este modelo não significa que o hospital anexou os centros de saúde à sua volta. O espírito é transportar para os centros de saúde o centro da saúde, isto é, a ULS deve levar ao doente o que este precisa”. Outra vantagem, referiu, é o facto das ULS serem “financiadas per capita e não por atos realizados. Portanto irão apostar na prevenção, ou seja, se tivermos cidadãos com mais qualidade de vida é um desafio para a longevidade e vida mais saudável”. O presidente da SRCOM manifestou a total disponibilidade da Ordem dos Médicos de modo a prestar não apenas o apoio aos médicos, mas também a que daí resulte a prestação de melhores cuidados de saúde. Rematou: “Estaremos sempre disponíveis para vos ajudar”. O autarca lembrou ainda as vantagens deste processo que permitirá
Foram também intervenientes o Presidente da Câmara Municipal da Mealhada, António Jorge Branco; a Diretora Clínica para os cuidados de Saúde Primários, Almerinda Rodrigues; a responsável pelo Internato Médico da Mealhada, Ana Ernesto; e a presidente das Jornadas da Bairrada, Tânia Baía.
O autarca – de cujo município foi efetuada recentemente a transferência de competências da Administração Central para a autarquia da Mealhada – lembrou que este processo trouxe mais responsabilidade. “Queremos cuidar, e bem, dos nossos munícipes e de quem deles cuida”, sublinhando, aliás, a dedicação de todos os profissionais de saúde que escolhem este concelho bairradino para trabalhar e/ou também para viver.
Segundo a presidente da Comissão organizadora, Tânia Baía, o evento formativo juntou, ao todo, mais de 100 pessoas. Juntos, médicos especialistas em Medicina Geral e Familiar (MGF), médicos internos de MGF e enfermeiros dos cuidados de saúde primários estiveram integrados num programa científico formativo bem como em vários workshops (Língua Gestual nos Cuidados de Saúde Primários; Preparação para o Exame Prático Final; Prescrição de Exercício Físico: Abordagem breve em consulta de MGF; Exame objetivo na Patologia Osteoarticular). Dois dias (14 e 15 de novembro) de confraternização e de partilha científica.