Aproxima-se uma das datas mais importantes a assinalar no nosso País: O Dia do SNS e o ato simbólico da rega da ‘oliveira SNS’, a árvore que cresce desde 2009 no Parque Verde do Mondego, em Coimbra.
Neste âmbito, a Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) e a Liga dos Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra (LAHUC) estão a organizar as comemorações que assinalam os 45 anos do SNS, (15 de setembro), uma data histórica de elevado interesse que se pretende que seja divulgada pela população, reforçando assim a motivação para que o SNS seja revitalizado e permanentemente rejuvenescido. Este evento – que juntará médicos, profissionais de saúde bem como população em geral – integrará uma relevante homenagem a todos os protagonistas do SNS.
O evento, organizado pela Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) e pela Liga dos Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra (LAHUC), conta com a parceria da Câmara Municipal de Coimbra, Universidade de Coimbra, Unidade Local de Saúde de Coimbra, Instituto Português de Oncologia de Coimbra e da Orquestra Clássica do Centro.
Este ano, a SRCOM abriu um concurso para a criação da letra do Hino comemorativo dos 45 anos do SNS, tendo sido admitidos 28 textos inéditos, em poesia. Após a criteriosa escolha do júri, Catarina Canas é a autora da letra do Hino SNS (letra já publicada na edição 21 da revista MD Centro, cf. imagem). Engenheira Química e Mestre em Escrita Criativa pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Catarina Canas estudou na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional e é vogal do Conselho Artístico da Associação Cultural Chorus Ingenium.
O Hino do SNS (letra de Catarina Canas e música do maestro Paulo Bernardino) será apresentado publicamente no dia 15 de setembro, no Pavilhão Centro de Portugal, antes da cerimónia simbólica da rega da oliveira do SNS. Será um momento muito especial, com interpretação dos três Coros da Ordem dos Médicos (Coro da SRLOM, Coro da SRCOM e Coro da SRNOM).
Esta oliveira – símbolo do Serviço Nacional de Saúde – foi plantada, recorde-se, a 15 de setembro de 2009 e anualmente este dia tem sido comemorado com uma cerimónia carregada de simbolismo onde sempre marcaram presença personalidades ligadas à área da Saúde. Esta é também, uma forma de recordar o ex-ministro dos Assuntos Sociais António Arnaut, um dos mentores desta tradição, que em vida sempre defendeu o SNS e acarinhou através da sua permanente atividade cívica, política e literária.
A partir das comemorações dos 35 anos do SNS (2014), a Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos associou-se sempre a esta iniciativa. “Este dia não é só o dia do SNS, mas é, também, o reconhecimento do papel de muitos médicos e tantos outros profissionais na construção e manutenção de um sistema público de saúde em Portugal”, realça o presidente da SRCOM, Manuel Teixeira Veríssimo.
Spot da RRC